Receba notícias em seu email

MSC

Estudo visa fortalecer regulação e aprimorar implantação de TUPs

A diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou, na última quinta-feira (6), o Diagnóstico sobre a implantação de Terminais de Uso Privado (TUPs), que visa aprimorar a regulação do setor portuário e dar mais eficiência à implantação desse tipo de atividade. O estudo analisou os TUPs com outorgas concedidas de 2013 a 2019, com detalhamento do desenvolvimento dos empreendimentos e identificação dos fatores que impediram o início das operações no prazo estabelecido de cinco anos, e será base para aperfeiçoar normas e procedimentos e ampliar a previsibilidade do setor.

De 2013 a 2019, a Antaq concedeu 70 autorizações para terminais privados, mas o estudo mostrou que apenas 53, que representam 75,71%, estão operacionais. As empresas responsáveis pelos outros 17 terminais apontaram questões ambientais, financeiras e judiciais como principais causas do atraso. Elas corresponderam a 55,17% das justificativas apresentadas.


PUBLICIDADE



Segundo o levantamento, 11 conseguiram prorrogação de prazo, e três estão em processo de análise. Para os que ainda não iniciaram as operações, o diagnóstico oferece subsídios técnicos para aprimorar o ambiente regulatório, com destaque para o mapeamento de aspectos ambientais, financeiros e judiciais.

 






Navalshore

   ICN    Zmax Group    Antaq
       

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira