Receba notícias em seu email

MSC

EAS deve absorver mais operários

O processo para acabar com a terceirização de atividades fim do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), como montagem e solda, não é dos mais fáceis. Após uma burocracia para pagar os salários atrasados de 80 funcionários da Cia Mar, entre março e abril, outro grupo de 100 empregados, desta vez da Thex Soluções & Serviços, passa pela mesma situação. Hoje, uma reunião está marcada entre as partes, com intermediação do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE). As atividades estariam suspensas desde o último dia 5. A empresa negou qualquer problema na efetuação de pagamentos e garantiu que não há greve.

De acordo com o presidente do Sindmetal-PE, Alberto Alves, o Estaleiro já absorveu mais de três mil terceirizados. “Foi feito um calendário desse desmonte e, por último, ficou a Thex. Nós vamos fazer as contas dos funcionários e quem vai pagar a indenização é o EAS, que vai contratá-los imediatamente”. A mudança está prevista em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto à Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e ao Ministério Público (MPPE).

Um funcionário da Thex, que preferiu não se identificar, informou que o salário costumava atrasar por três dias, mas nunca por tanto tempo. “Já são mais de 15 dias e a empresa desapareceu, só está enrolando a gente. Tem funcionário da Bahia, do Rio de Janeiro, e está todo mundo parado. Queremos que botem a gente para fora porque ninguém quer mais trabalhar assim”, disse. O salário médio de um soldador é de R$ 1,9 mil.

O proprietário da Thex, Ronald Rodrigues, confirmou a conversa com a indústria de navios. “Estamos em fase de negociação para desmobilizar o pessoal e passar para o Estaleiro, que fez questão de aproveitá-los. Temos funcionários muito bons, que eu queria levar para o Rio de Janeiro, e o Estaleiro quis continuar com eles”, contou. Ele participa da reunião com os trabalhadores hoje. “Sempre existe um funcionário descontente, mas não tem paralisação ou atraso”, assegurou. O EAS não se pronunciou.

Fonte:Folha de Pernambuco(PE)/AUGUSTO LEITE






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira