Os estaleiros sul-coreanos tiveram seu melhor ano em oito anos em 2021, somando 37% das encomendas de navios em todo o mundo em volume ou 43% em valor. Dois segmentos se destacaram: o de grandes navios porta-contêineres e de navios transportadores de GNL.
Por tipo de navio, a região ficou com 65% dos pedidos globais de navios de alto valor agregado, como VLCCs e gaseiros, e 64% das encomendas de navios 'ecológicos', como os movidos a GNL ou GLP.
PUBLICIDADE
Os três grandes construtores navais da Coreia superaram suas metas anuais — a Korea Shipbuilding & Offshore Engineering Co. em 53%, a Samsung Heavy Industries Co. em 34% e a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co., em 40%.
As perspectivas para este ano também são boas, com expectativas de aumento nas encomendas de gaseiros. As três grandes empresas de construção naval assinaram um pacto de reserva de capacidade com a Qatar Petroleum em junho de 2020, que permite à petroleira estatal do Catar reservar capacidade de construção em estaleiros coreanos para mais de 100 navios de GNL até 2027.