Receba notícias em seu email

MSC

O show vai começar

Otimismo para iniciar negócios e ampliar o ‘networking’ dão o tom da Marintec Navalshore 2014 >> São grandes as expectativas dos expositores para a Marintec South America – 11ª Navalshore. O evento organizado pela UBM Brazil será realizado de 12 a 14 de agosto no Centro de Convenções Sul America, no Rio de Janeiro. Nesta segunda reportagem sobre expositores, são destacados os objetivos de fabricantes, prestadores de serviço e representantes de marcas mundiais na feira e conferência. A Portos e Navios é a mídia oficial desta que é a mais importante feira do segmento na América Latina.

 


PUBLICIDADE



A Sotreq, revendedora de equipamentos e serviços da Caterpillar e MaK, estará, pela 11ª vez na Marintec - Navalshore. “Participamos de todas as edições da Navalshore. E este ano não poderia ser diferente. É uma oportunidade singular de, em curto espaço de tempo, ter contato com praticamente 100% do mercado marítimo do Brasil, sendo importante ferramenta de networking para nós”, afirma Rodrigo Feria, gerente de vendas do Mercado Marítimo da Sotreq. Líder em vendas no segmento de motores de propulsão, a empresa oferece uma linha completa de equipamentos e serviços para o segmento e dispõe de soluções personalizadas para atender às necessidades de cada projeto ou cliente.

A Navalshore ocorre em um momento em que a Sotreq se consolida no mercado e segue a tendência de crescimento no segmento. Desde 2007, as vendas quadruplicaram. O mesmo ocorreu com o quadro de colaboradores da unidade de negócio. Para 2014, a empresa estima um crescimento de 15%, estimulado pelas oportunidades que surgem com a retomada da indústria naval e offshore no Brasil. Aproveitando o momento favorável no setor, a Sotreq investe em filial na cidade de Macaé (RJ), que será inaugurada em agosto. Em um terreno de 25 mil metros quadrados localizado nas proximidades do Terminal de Cabiúnas da Petrobras (Tecab), tem como foco o suporte às operações offshore de petróleo e marítimo na região. Um centro de treinamento especializado para o segmento offshore para formação de mão de obra especializada na operação e manutenção de motores e grupos geradores; oficina para reparo de componentes e um almoxarifado de peças de reposição com capacidade triplicada estão entre os diferenciais da unidade.

A Caterpillar está agregando ao seu portfólio os equipamentos da Cat@ Propulsion. Em julho de 2013, a empresa adquiriu o grupo sueco Johan Walter Berg AB, incluindo a marca Berg Propulsion, cujos produtos agora estão reunidos sob a assinatura Cat@ Propulsion. Com isso, a empresa hoje pode oferecer pacotes completos de propulsão, que incluem motores, grupos geradores, propulsores de passo variável, propulsores azimutais e propulsores auxiliares, além de sistemas de controle. Toda a linha está disponível no Brasil.

“O principal diferencial da Cat@ Propulsion está na robustez dos equipamentos. Seu dimensionamento é para que se tenha o maior uptime possível, visando à segurança e confiabilidade dos produtos, assim como a redução de custos das operações”, comenta Emil Cerdier, gerente de vendas Américas da Cat@ Propulsion.

A Kongsberg Maritime apresenta na Marintec Navalshore sistemas de posicionamento dinâmico, sistemas de referência de posição e sistemas de automação. A empresa colocará em exposição seu simulador de sistema de posicionamento dinâmico no estande da feira. A Kongsberg Maritime é uma empresa de 200 anos de idade, com uma pegada global e está representada em 25 países, inclusive o Brasil.

A empresa destaca que seu sucesso depende do sucesso dos clientes. Por isso, um dos objetivos de participar da Marintec Navalshore é ouvi-los e compreender as suas necessidades para então traduzir essas necessidades em produtos de sucesso e soluções. "Esperamos reforçar as nossas vendas e mostrar o nosso equipamento e tecnologia", destaca o fornecedor.

A Drew Marine tem grande expectativa em relação à feira e busca, nesta edição, compartilhar com os clientes e com o mercado a nova linha de serviços na área de salvatagem em função da recente aquisição das empresas Alexander Ryan e ACR. Baseada em uma abrangente rede global de engenheiros de serviço e estrutura de supply chain em mais de 900 portos, tem um portfolio que inclui tratamento de àgua, tratamento de combustíveis, serviços analíticos, produtos e serviços na área de salvatagem e combate a incêndio, produtos e sistemas de engenharia e manutenção. A empresa destaca que seus produtos têm grande parte do portfolio fabricado no Brasil.

No evento, dará ênfase às seguintes linhas de produtos: tratamento de águas de caldeiras e sistemas de resfriamento de motores diesel, tratamento de combustíveis, tratamento de sistemas de osmose reversa, produtos de combate a incêndio (concentrado de espuma e kits para análise de espuma), Life Boats — serviços e vendas de equipamentos.

Fechar novos negócios e parcerias é o objetivo da Lingatec/Gunnebo, em sua participação na Marintec Navalshore. "Nossa expectativa é prospectar novos clientes potenciais, aproveitando o momento atual das encomendas existentes junto aos estaleiros nacionais e demais empresas de construção e equipamentos", destaca a empresa, que dispõe de novas linhas de produtos, lançados recentemente pela Lingatec para movimentação de cargas na indústria de construção naval.

A Lingatec é uma empresa 100% nacional que está completando 10 anos no mercado. Atua como importadores e fornecedores de soluções para elevação e amarração de cargas, tendo parcerias de sucesso com os principais fabricantes mundiais de equipamentos de elevação e amarração de cargas, como Gunnebo (Suécia), Terrier Clamps (Holanda), Codipro (Luxemburgo), Van Beest/Green Pin (Holanda). A empresa está estabelecida na grande São Paulo, onde centraliza toda a operação comercial e logística, mantendo estoque permanente dos principais produtos comercializados.

A empresa apresentará sua atual linha de grampos pega-chapas para elevação e movimentação de chapas, tubos, perfis e vigas de aço, fabricados pela Terrier Lifting Clamps, da Holanda. Do principal parceiro comercial, Gunnebo, da Suécia, demonstrará o novo sistema Grabiq de lingas de correntes fabricadas em aço grau 10 com seu exclusivo sistema de encurtamento. E como novidade apresentará a nova linha de olhais giratórios de içamento DSR e DSS, fabricados pelo mais novo parceiro comercial Codipro, de Luxemburgo, inclusive com a linha exclusiva fabricada em aço inox para uso offshore.

Pela terceira vez expondo na Marintec Navalshore, a Rental Parts apresentará seus compressores de ar de 30 bar de pressão, usados praticamente em todas as embarcações. A participação é institucional, pois segundo a empresa cada cliente tem uma configuração de equipamentos e a negociação é demorada. A empresa atua há 33 anos na venda, manutenção e locação de compressores de ar diesel e elétricos de parafusos, bem como ferramentas pneumáticas industriais e de mineração. "Sendo esta exposição um canal direto entre fornecedores e todo o mundo naval, pretendemos reunir velhos clientes/amigos e também conhecer novos parceiros", diz a empresa por email.

A Rental Parts tem na locação e terceirização de compressores de ar seu ponto forte e oferece ampla gama de produtos de diversos fabricantes internacionais. Em algumas situações, fornece montagens especiais de equipamentos de ar comprimido conforme a necessidade do cliente. Fazem parte do grupo as empresas Air Parts Equipamentos no Rio de Janeiro e Compressores Air Parts em São Paulo.

A Macnor participa da Navalshore desde a primeira edição, em 2003. “Acreditamos que se trata da mais importante feira da indústria, por ser compacta e focada no setor naval. Nosso grande objetivo em participar é encontrar clientes e parceiros, apresentar nossos produtos, novidades e eventualmente fechar contratos, como já aconteceu em 2012, quando assinamos o contrato de representação com a Finlandesa Steer Prop, entre outros contratos de fornecimento de equipamentos", diz a empresa por email. A Macnor traz novidades para o evento, onde apresentará a área Ideas, que gira em torno de ideias desenvolvidas com pensamento direto ao dia a dia do armador/operador, que lida não só com a rotina da operação mas também com renovações de contratos, upgrades, conversões etc.

A empresa destaca dois produtos que trabalham com prontidão, rapidez e soluções portáteis plug and play. “Por exemplo, se um navio operando num contrato que não necessita de aplicação de combate a incêndio renova ou recebe uma proposta para renovar contrato de afretamento com a Petrobras, Statoil, ou Shell, e nesse contrato prevê o Fire Fighting, e ele tem uma mobilização rápida, temos o Fifi Container (combate a incêndio conteinerizado) sempre em estoque na Noruega, produzido pela FFS. É um contêiner de 10 pés, com motor Volvo dedicado, bomba e embreagem da FFS, e um monitor de combate a incêndio Plug and play”, destaca a Macnor. Outro equipamento que segue a mesma linha é o guindaste contêiner portátil.

A empresa mostrará também sua divisão de serviços, que conta com workshop localizado na Ilha da Conceição, em Niterói (RJ), para estoque de sobressalentes e pequenos serviços, onde conta com novos engenheiros e técnicos que são treinados na Noruega a cada seis meses. “Nosso foco maior hoje é a Brunvoll - Thrusters, onde estamos capacitando novos técnicos com supervisão diária. Hoje somos capazes de realizar atendimentos múltiplos em todo o Brasil”, diz a Macnor. Na parte de serviços de oil recovery, a Macnor está iniciando turmas de tripulantes e comandantes interessados em treinamento de operação de oil recovery.

Representando empresas como Aeron, Brunvoll, Steer Prop, Jets, Tranberg, Teamtec, Delitek, Macgregor, Ghibson, NDM e Maritime Partner, a Macnor irá expor: Hvac, propulsão lateral (thrusters), propulsão azimutal, sanitário a vácuo, luminárias externas, incinerador, compactadores de lixo, guindastes e turcos, pacote completo de válvulas e atuadores, guinchos e molinetes, barcos de resgate e serviço. A empresa oferece ainda serviços de manutenção corretiva e preventiva, treinamento e aluguel de barreira de contenção de óleo.

Em sua segunda participação na Navalshore, feira e conferência da indústria Naval e Offshore, a Sherwin-Williams apresentará novos produtos de seu portfolio: a linha Seavoyage SPC, de revestimentos antifouling, que protegem embarcações e outras superfícies expostas aos efeitos nocivos causados pela incrustação de micro-organismos no ambiente marítimo. Composta por quatro produtos, o Seavoyage SPC proporciona, entre outros benefícios, o controle da rugosidade causada pela incrustação, mantendo os cascos mais lisos, melhorando a performance da embarcação e, com isso, gerando redução no consumo de combustível. A linha possui tecnologia Nippon, referência mundial no segmento marítimo. Além disso, é ecológica, pois os produtos são livres de TBT (Tributil estanho), fungicida e algicida altamente nocivo para a vida marinha. Seavoyage SPC é indicado para todos os tipos de navios; rebocadores; barcaças e empurradores de navegação marítima e fluvial; iates e barcos de recreio e pesqueiros; monoboias; diques flutuantes e flutuadores.

Outro produto que será destaque no estande da companhia é Fast Clad ER Epóxi, revestimento multifuncional que aceita hidrojateamento, de altos sólidos, que atinge altas espessuras e oferece melhor proteção a bordas, cantos vivos e arestas quando comparado aos epóxis convencionais, propiciando excelente proteção anticorrosiva com aplicação de uma única camada. O produto possui secagem ultrarrápida e conta com pigmento OAP, opticamente ativo, permitindo inspeção de falhas na pintura através de luz ultravioleta, que indica pontos onde serão necessárias demãos de correção.

O Fast Clad ER Epóxi é indicado especialmente para revestimentos internos de tanques imersos em água do mar, tanques de lastro, tanques de óleo e tanques de armazenamento de combustíveis refinados.

“A Sherwin-Williams vem investindo forte no setor de tintas e revestimentos para o mercado marítimo, buscando desenvolver sempre as melhores tecnologias e, junto com o cliente, desenvolver soluções para otimizar seus processos e reduzir custos", diz Sidney Brilhante, gerente de desenvolvimento de mercado marítimo e offshore da Sherwin-Williams. "Nossa expectativa sempre é positiva, desde a primeira participação avaliamos a Nalvalshore como estratégica para a Sherwin-Williams. Atuamos fortemente neste mercado e nossa participação é para consolidar um trabalho que vem sendo muito bem realizado neste segmento."

A empresa está localizada no estado de São Paulo, onde possui escritório e fábrica no município de Taboão da Serra, no segmento imobiliário. Também fazem parte do grupo a unidade de tintas industriais e aerosol em Sumaré e comercialização de tinta em pó, a divisão Lazzuril, voltada para a indústria automotiva e instalada em São Bernardo do Campo.

A Cummins South America, fabricante independente de motores diesel e componentes, exibe na Marintec Navalshore por meio da Divisão Marine sua gama de produtos offshore, incluindo motores de propulsão e auxiliares de bordo (mecânicos e eletrônicos), geradores auxiliares e de emergência, além do pacote diesel elétrico com conteúdo local. A grande diversidade de aplicação que a Cummins South America oferece para as embarcações inclui motores de propulsão com cilindrada/potência que variam de 19 até 95 litros e/ou 500 hp a 4.000 hp; o grupo gerador com potência entre 250 kw até 1.825 kw e os motores auxiliares disponíveis a partir de 75 kw de 5.9 litros até 1.900 kw de 60 litros. A empresa nacionalizou parte de seu pacote diesel elétrico para atender aos requisitos de conteúdo local da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O pacote diesel elétrico conta com o Painel C-Command, projetado para auxiliar os operadores marítimos a controlar todos os parâmetros do motor, como gerenciar os custos operacionais, já que é capaz de monitorar todo seu funcionamento, como rotação, consumo de combustível, período de parada para manutenção e temperatura de óleo e água. O C-Command permite o monitoramento da embarcação via satélite.

Rodrigo Teixeira, líder de Negócios Marítimos da Cummins South America, destaca que desde 2012 a empresa expandiu em 100% o corpo técnico e investiu cerca de US$ 1 milhão em treinamentos, ferramental, melhorias nas instalações e uma nova unidade de atendimento denominada Cummins Vendas e Serviços, localizada em Macaé, no Rio de Janeiro (RJ). Em funcionamento desde o início do ano, a nova base da Cummins tem estrutura completa com almoxarifado, oficina, serviços, funcionários treinados e qualificados e peças de reposição. Objetivo da empresa é estar mais próxima aos clientes, agilizar o atendimento e reduzir o tempo das embarcações paradas que operam na região, com a qualidade exigida pelos padrões da empresa.

Para a empresa, o mercado brasileiro é uma excelente oportunidade de negócios, principalmente no segmento offshore, incluindo sua exigência de conteúdo local, já ofertado pela empresa. A Cummins tem planta no Brasil, localizada em Guarulhos (SP), onde produz motores, geradores e componentes. No entanto, os produtos ofertados pela empresa para o segmento offshore são importados predominantemente da Inglaterra e dos EUA.

Com foco de participação mais institucional, a Demag pretende mostrar na feira a sua estrutura de negócio como segmento de Movimentação de Materiais da Terex e também aumentar sua rede de contatos no setor Onshore e Offshore. A Demag é uma fabricante nacional e integra o segmento de Movimentação de Materiais da empresa Americana Terex Corporation. Possui sua planta em Cotia (SP) e mais seis filiais que cobrem todas as regiões do país.

A empresa não irá expor nenhum produto em seu stand, mas destacará sua linha completa de pontes rolantes e talhas para atender às indústrias naval, marítima e offshore. Sua área de serviços e atendimento ao cliente também está presente, área que conta em todo o Brasil com mais de 200 técnicos e especialistas em produto.

A Power Packer lança na Marintec Navalshore seu Electric Drive Unit (EDU), um sistema robusto que combina as vantagens da hidráulica e elétrica em uma peça única. Foi projetado para atuar em ambientes com condições rigorosas onde as altas forças e eficiência da tecnologia hidráulica são necessárias. Graças ao seu design inteligente de fácil instalação (plug and play), apenas um fio de alimentação elétrica é necessário para acionar uma unidade com forças que vão de 35kN até 165kN. Podem ser utilizados para abrir, fechar e travar com segurança portas e rampas, ajustes de altura e posicionamento, e diversas outras aplicações. Por ser projetado com as funcionalidades em uma peça única e compacta, sua instalação é simplificada, eliminando tubulação hidráulica e reduzindo a quantidade de óleo utilizada em sistemas convencionais. É apropriada para espaços reduzidos onde força e eficiência são necessários. Fácil de instalar, apresenta alta confiabilidade, é livre de manutenção e ambientalmente correto. A empresa também apresentará outras soluções para acionamento de válvulas (1/4 de volta) e portas, inclusive de emergência (MPU), que trazem o mesmo conteúdo tecnológico e conceitos para facilitar projetos e montagens.

A expectativa da participação da Power Packer este ano na feira é estreitar o relacionamento com o mercado de construção naval e serviços e apresentar as soluções desenvolvidas pela empresa. "Acreditamos que é possível encaminhar negócios, porém nossa prioridade é divulgar as diversas possibilidades para trabalhar com os clientes em projetos atuais e futuros", comunica a companhia por email. Com sede na Holanda, a empresa tem mais de 40 anos de experiência em sistemas de controle de movimento, principalmente hidráulicos e eletro-hidráulicos. Faz parte da Actuant Corporation, corporação americana com mais de 100 anos de história e que tem entre suas principais marcas destacados especialistas internacionais em seus segmentos como Enerpac, principal nome mundial em hidráulica pesada de precisão; Hydratight, parceiro de serviços do setor de petróleo e gás; e maximatecc, fornecedor de sistemas de controle e interface para veículos especiais, máquinas de construção e agrícolas e outros equipamentos, entre outras.

No Brasil há mais de 30 anos, possui duas plantas, São Paulo e Rio de Janeiro, que abrigam as operações das diversas empresas do grupo. Nos próximos anos a corporação seguirá investindo no Brasil em um ciclo iniciado há dois anos, trazendo novas empresas e tecnologias, de maneira a cobrir os segmentos de foco global da corporação, que são energia, infraestrutura e recursos naturais.

Em parceria com o distribuidor Gamatermic Técnica e Comércio, a Danfoss apresenta soluções destinadas ao mercado marítimo na Marintec Navalshore. Os visitantes do estande das empresas poderão conferir o VLT® AutomationDrive FC 300, as válvulas solenoides, válvulas termostáticas, pressostatos, termostatos, transmissores de pressão, sensores de temperatura, inversores de frequência, Soft Starters, compressor e visores de nível da multinacional dinamarquesa. Sobre a parceria entre as duas empresas, Diego Gamarra, diretor da Gamatermic, se mostra muito satisfeito. “A nossa parceria com a Danfoss cresce a cada ano que passa, fruto de um trabalho com profissionais muito eficientes que nos proporcionam total suporte.”

O VLT® AutomationDrive FC 300 é um drive único que cobre todas as possibilidades de aplicações, o que representa um grande benefício no comissionamento, operação e manutenção do equipamento. O conceito modular em que foi criado o torna extremamente adaptável e programável. Já o transmissor de pressão de alta precisão MBS 5150 é projetado para uso em aplicações marítimas com influências severas do meio, como cavitação, golpe de aríete ou picos de pressão. Oferece medição de pressão confiável mesmo em condições ambientais severas. Outro produto em destaque é o pressostato MBC 5100, utilizado em aplicações marítimas onde espaço e confiabilidade são os recursos mais importantes. Os MBCs são pressostatos compactos, projetados de acordo com o projeto de bloco para sobreviver nas mais rígidas condições conhecidas de casas de máquinas a bordo de navios. Outro produto a ser exibido é o MBC 8100, um termostato compacto tipo bloco para aplicações marítimas que possui alta resistência à vibração e todas as aprovações marítimas comuns. O diferencial fixo garante monitoramento preciso de temperaturas críticas. A empresa trará também o MBT 5252, um sensor de temperatura para serviço pesado que pode ser utilizado para controlar instalações de água de resfriamento, óleo lubrificante, óleo hidráulico e instalações de refrigeração em aplicações marítimas e industriais em geral. E o MBV 5000, projetado em muitas configurações diferentes para uso em diversas aplicações marítimas distintas, por exemplo: monitoramento, indicação de alarme, desligamento, diagnóstico de equipamentos como motores, engrenagens, impulsionadores, bombas, filtros, compressores etc. A válvula de bloco atende às demandas de instalação rápida, isolamento e fácil conexão de pressão de teste.

“A Marintec Navalshore é o lugar ideal não para só fechar negócios, mas principalmente para estarmos mais próximos dos nossos clientes e, até mesmo, iniciar novas parcerias. O público altamente especializado e focado na área marítima é o que nos motiva a sempre participar deste evento. Por isso, nosso objetivo não é somente institucional: nós focamos na prospecção de novos clientes do setor e no fortalecimento das relações com os clientes atuais. “Desta maneira, Milton Ceotto, gerente divisional da unidade de negócio – Sistemas de Propulsão Marítima América do Sul, resume o ânimo da ZF para a feira deste ano. A ZF é uma empresa multinacional, com 122 unidades de produção localizadas em 26 países, e é uma das líderes mundiais em tecnologia de sistemas de transmissão para a indústria automobilística. No segmento marine, fornece reversores, sistemas azimutais, tunnels thrusters e componentes eletrônicos para embarcações comerciais, principalmente as que atuam no segmento offshore. A ZF investe anualmente cerca de 5% do produto de suas vendas em pesquisa e desenvolvimento e atualmente tem oito centros de desenvolvimento.

A empresa apresentará seus sistemas de propulsão marítima capazes de atender às operações exigentes do setor offshore brasileiro, com foco nos sistemas azimutais e tunnels thrusters com conteúdo local acima de 60%. Há opções de tunnels thrusters com vedações de borracha, que ajudam tanto a reduzir ruídos como a facilitar a retirada dos propulsores para manutenção. Tanto o Z-Drive quanto o L-Drive oferecem a possibilidade de se fazer manutenção sem a necessidade de levar a embarcação para um píer seco. No Brasil, são produzidos seis modelos de reversores (de 100 a 680 hp e aplicados em operações contínuas) que podem ser financiados pelo Cartão BNDES, pois o índice de nacionalização desses produtos está em torno de 91%. A ZF é a única empresa deste segmento com fábrica no Brasil a oferecer solução de produção local para esta linha de produtos.

A Azko Nobel, líder no segmento de tintas e com fábrica no Brasil há 88 anos, define sua participação como institucional. “Não poderíamos ficar fora do maior evento do setor, como empresa líder no mercado de tintas marítimas”, diz Juarez Machado, gerente de vendas da Akzo Nobel Marine Coatings. O fabricante destaca este ano não seus produtos, mas seus serviços. "Estaremos mais uma vez inovando no mercado mundial de tintas marítimas ao apresentar e oferecer serviços e não produtos. Um destes serviços é o Intertrac®, um programa onde traçamos o perfil de operação de uma embarcação. A partir desse perfil, o cliente pode decidir sobre a proteção anti-incrustante mais adequada para sua embarcação", diz Machado.

Outra inovação em destaque na feira é, por meio do projeto desenvolvido com a “The Gold Standard”, oferecer a possibilidade de os clientes obterem créditos de carbono a partir da conversão do sistema anti-incrustante do tipo biocida, pelo sistema Intersleek®, livre de biocidas e que possibilita a economia de combustível de até 10%, se comparado aos sistemas anti-incrustantes convencionais. A Akzo Nobel fabrica e fornece tintas para proteção anticorrosiva para todas as áreas de um navio e anti-incrustantes para fundo (obras vivas). A empresa pertence à AkzoNobel, líder global em tintas e revestimentos e uma das principais fabricantes de especialidades químicas.

A M&O Partners vem aumentando ano a ano sua participação no evento e este ano terá seu maior estande, com 70 metros quadrados e com a presença de 11 fornecedores estrangeiros. “A Marintec Navalshore é a mais importante feira do setor marítimo de que a M&O Partners participa no Brasil”, diz Marie Louise Iversen, Marketing Manager da companhia. “A Marintec Navalshore é uma ótima janela para atrair novos clientes e expor os fornecedores ao mercado brasileiro, e pretendemos sempre fazer muitos novos contatos e fechar negócios durante a feira. Acreditamos firmemente no setor marítimo brasileiro e nosso objetivo é ser o mais importante representante de fornecedores de equipamentos, software e serviços de alta tecnologia para este mercado.”

A empresa apresenta na feira seu website novo, em que toda linha de produtos que é representada no Brasil estará disponível. Dentre os equipamentos marítimos, a M&O Partners representa a Anda Olsen (Noruega): sistemas de alimentação ininterrupta (UPS); Corrosion (Holanda): proteção contra corrosão e incrustações; Garbarino (Itália): bombas centrífugas e de deslocamento positivo; Hansen Protection (Noruega): coletes salva-vidas e roupas de proteção; LK Valves (Suecia): válvulas marítimas; e John Gjerde (Noruega): válvulas de ventilação e retenção.

Em serviços e software, representa a Tero Marine (Noruega): gestão de frota facilitado. Lançará na Marintec Navalshore o Voyage E-log, gerenciamento de tripulação, forecasting, e HSSEQ. Representa ainda a Marine Cybernetics (Noruega): teste de sistemas de controle e automação; a Erria (Dinamarca): serviços de consultoria marítima; e a Executive Search (Brasil): recrutamento.

A Maradi tem grande expectativa com a feira e destaca que a Marintec Navalshore é uma das mais importantes feiras do segmento de mercado em que atua. O trabalho da Maradi está ligado à elaboração de projetos e soluções de engenharia na área de equipamentos eletrônicos e elétricos para a navegação, procurando assessorar estaleiros e armadores quanto à adequação de seus novos navios às regras internacionais e das classificadoras.

A empresa tem como escopo a comercialização e a prestação de serviços técnicos no segmento de equipamentos elétricos/eletrônicos para navegação e representa diversos fabricantes internacionais tais como: Raytheon Anschutz, Eaton, Observator, Cassen & Plath, Wiska, Zollner, entre outros. Nesse último ano, aumentou sua carteira de parceiros internacionais, adicionando os produtos da Raytheon Anschutz, Eaton e Wiska. Aumentou o número de colaboradores internos e aumentou a área física do escritório localizado no centro do Rio de Janeiro. Para o ano de 2014/2015, o esforço se dará no aumento da força comercial com o objetivo de estar mais próximo dos antigos e dos novos clientes, além de participar mais intensamente na prestação de serviços de instalação, garantia e assistência técnica aos produtos fabricados pelas representadas.

O grupo Viking aposta em um aumento de 8% no volume de negócios gerados na Marintec Navalshore em comparação à feira de 2013, diz Fernando Egidio Camilo, Country Manager Brazil. A empresa tem origem dinamarquesa e filiais próprias e parceiros em mais de 270 localidades no mundo. Atua na prestação de serviços em equipamentos de segurança e salvatagem. No Brasil, está estabelecida há quase cinco anos no Rio de Janeiro (RJ), em Santos (SP) e atua em Recife (PE) e Itajaí (SC) através de seus subagentes. Deve estabelecer até o fim do ano nova filial em São Luís (MA) para melhor atender ao mercado local e distribuir de forma mais uniforme sua rede de atuação no Brasil.

Além das tradicionais balsas salvavidas, coletes classe I e roupas de imersão, a Viking apresentará um modelo em escala do sistema de evacuação em massa (SES2A) para o segmento offshore. O sistema está presente em 100% das instalações (sondas e plataformas) operando no Mar do Norte. A empresa está entregando para os estaleiros nacionais um lote de 16 sistemas para as FPSOs que vão operar no pré-sal nos próximos anos. O comissionamento do primeiro sistema será executado até o fim deste ano no estaleiro em Rio Grande (RS).

A Metalock apresenta em seu estande produtos de suas representadas Alamarin, Dengyosha, Optimarin, SAAB, BVI, Sunflame e Transas. A participação é principalmente institucional, mas a empresa acredita que será possível iniciar importantes negociações. Seus parceiros atuais não possuem plantas no Brasil e não existem planos concretos de investimento. "Não obstante, estamos tentando influenciá-los a investir em capacidade produtiva através de parcerias, para poderem participar de negociações com exigência de conteúdo nacional", diz a Metalock por email.

A WEG destaca que tem como objetivo em sua participação divulgar o portfolio de soluções para o segmento de construção naval. Serão apresentados os principais lançamentos da WEG para o segmento em motores elétricos, sistemas de automação, transformadores, alternadores e tintas marítimas. Na Marintec Navashore serão apresentados os principais lançamentos da WEG para o segmento em motores elétricos, sistemas de automação, transformadores, alternadores e tintas marítimas. Entre os destaques encontram-se a linha de motores WEG W50, o alternador síncrono AN10, novos multimedidores de grandezas elétricas MMW02 e MMW02-M, transformadores a seco AFWF e, entre as tintas, o Lackpoxi 76 Wet Surface N 2680, revestimento epóxi utilizado como primer, intermediário e acabamento de alta espessura.

Fundada em 1961 em Jaraguá do Sul (SC), a WEG é uma multinacional brasileira e atua principalmente no setor de bens de capital. Hoje a WEG está presente em 28 países, com fábricas na Argentina, México, Estados Unidos, China, Índia, África do Sul, Portugal, Áustria e Alemanha.

Pela primeira vez participando da Marintec Navalshore, a Sebras Portas Rápidas tem por objetivo divulgar a empresa e apresentar o modelo de porta Maxi Door para o segmento naval e offshore. Como se trata de projetos, o fabricante acredita que a feira vá proporcionar oportunidades de negócios que serão fechados posteriormente ao evento. A Sebras é uma empresa nacional focada em desenvolver produtos e serviços para atender às necessidades geradas pelas indústrias, no que se refere a garantir locais limpos, temperaturas controladas, sem interferir na agilidade dos processos produtivos. Os principais produtos são as portas rápidas, portas para docas e portas automáticas para grandes vãos.

Localizada no Rio Grande do Sul, a fábrica possui três mil metros quadrados e mais de 60 colaboradores. Conta com escritório comercial e técnico em São Paulo e representantes comerciais nos principais estados brasileiros.

A Wärtsilä avalia que a Navalshore é um evento muito interessante para o networking. “Não se antecipa o fechamento de negócios durante a feira, mas esta é um fórum importante para o início de novas conversas, bem como para a continuação de tratativas existentes. A participação da Wärtsilä tem como objetivo não só o reforço de nossa presença institucional, mas também de um grande viés comercial. “A análise é do gerente de vendas de Ship Power da empresa, Renato Barcellos. O fabricante destacará em seu estande a nova linha de propulsores azimutais

A Wärtsilä é uma empresa multinacional, com mais de 18 mil colaboradores, presente em mais de 70 países, e que completa 180 anos em 2014. No Brasil, está presente em três bases principais — Rio de Janeiro, Niterói e Manaus — e em mais de 20 plantas de geração de energia em vários estados. A planta fabril no porto do Açu está em fase final de construção, de forma a atender aos projetos que demandam conteúdo local.






Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira