Receba notícias em seu email

Navalshore

Sem tripulação

Enquanto no Brasil armadores afirmam que poderá vir um apagão, por falta de marítimos – e os oficiais de marinha mercante respondem que a formação de pessoal está subindo intensamente e a frota nacional não acompanhou essa tendência – na Europa a discussão é diferente. O jornal Financial Times publicou a informação de que a Rolls-Royce tem estudos para lançar, em dez anos, embarcações comandadas por drones, ou seja, sem tripulação humana.

O responsável pelas pesquisas, Oskar Levander, cita que a continuidade do estudo dependerá de sinal verde dos países, pois de nada adiantará se investir se as nações não aceitarem a novidade. O jornal lembra que dificilmente os Estados Unidos aprovarão essa operação em suas costas, pois a política norte-americana, garantida pelo John’s Act, exige não apenas marítimos à frente dos barcos, mas marítimos norte-americanos, em barcos nacionais e pertencentes a americanos natos.

Mesmo assim, a Comissão Européia criou a Munin, que vem a ser Maritime Unmanned Navigation Through Intelligente in Networks, ou seja, Navegação Marítima não Tripulada através de Inteligência pela Rede.

Fonte: Monitor Mercantil/Sergio Barreto Motta






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira