Antaq lança plano de integração hidroviária

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) lançou nesta terça-feira (19) um plano de integração hidroviária, com projeções de demanda e indicações de possíveis novos terminais nos principais corredores fluviais do país. O estudo aponta as estimativas e necessidades em cinco bacias hidrográficas: Amazônica, Paraná-Tietê, Paraguai, Sul e São Francisco.

Na hidrovia Paraná-Tietê, por exemplo, a projeção da Antaq é a de que o total de cargas movimentadas aumente de 26,3 milhões de toneladas, em 2015, para 50,6 milhões de toneladas, em 2030. Açúcar, soja e milho são os principais produtos. O estudo indica localizações favoráveis para a instalação de novos terminais, mas não faz estimativas de investimentos necessários para tirar esses projetos do papel.

De acordo com Pedro Brito, diretor-geral da Antaq, o Plano Nacional de Integração Hidroviária (PNIH) será discutido com investidores interessados em projetos de hidrovias e terá revisões periódicas. "Esse plano só tem sentido se for de utilidade para o governo, para planejamento, mas também para o mercado", disse Brito, em cerimônia de lançamento do estudo, na Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

O secretário-executivo da Secretaria de Portos, Mário Lima, ressaltou que o crescimento econômico do país tem passado pelo Centro-Oeste e pela Amazônia, duas regiões com alto potencial de desenvolvimento de corredores hidroviários.

Fonte: Valor / Daniel Rittner



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira