O superintendente de Navegação Marítima e de Apoio da ANTAQ, André arruda, presidiu a 19ª reunião da Comissão de Especialistas de Transporte Marítimo, realizada de 07 a 09 de novembro, em Ipojuca, Pernambuco. A reunião contou com a participação das delegações do Brasil e do Uruguai.
Além dos dois países, o Mercosul é integrado pela Argentina, pela recém ingressa Venezuela e pelo Paraguai, atualmente suspenso.
Sobre o projeto de acordo de transporte marítimo do mercado comum, o representante uruguaio disse que para o seu país o assunto está no GMC (Grupo Mercado Comum), órgão decisório executivo, responsável por fixar os programas de trabalho do Mercosul. E sugeriu uma reunião conjunta daquele órgão com o SGT-5 (Sub-grupo de Transportes) para uma análise dos pontos políticos do projeto antes de retomar as discussões técnicas.
O representante do Brasil se comprometeu a levar a proposta uruguaia à chancelaria brasileira que trata do GMC. Contudo, manifestou que o assunto não se esgotou no ambito do SGT-5, especialmente devido ao ingresso da Venezuela que desconhece a proposta de acordo e poderá trazer novas sugestões à discussão. Além disso, Arruda disse que a Argentina ainda deverá se posicionar, bem como o Paraguai.
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE