Após atracar nas cidades de Natal (RN) e Salvador(BA), em setembro, vindo de uma viagem de cerca de um mês de trânsito pela Costa Africana, o navio-patrulha oceânico (NPaOc) “Amazonas” chega ao Rio de Janeiro amanhã (6), concluindo seu roteiro em direção ao Brasil, depois de incorporado à Marinha, no dia 29 de junho em Portsmouth, no Reino Unido.
O navio, construído pela empresa BAE Systems Maritime – Naval Ships, recebe o mesmo nome da classe em que se enquadra, “Amazonas”, que contará com mais dois até 2013: NPaOc “Apa” e NPaOc “Araguari”, todos importantes rios brasileiros. O NPaOc “Amazonas” teve sua construção iniciada em 15 de fevereiro de 2008, com o batimento de quilha em 15 de junho do mesmo ano. Foi lançado ao mar em 10 de fevereiro de 2009 e sua prontificação concluída em setembro de 2010.
ACom os três navios-patrulha oceânicos, a Marinha do Brasil intensificará as ações de patrulha e inspeção naval, voltadas à segurança do tráfego aquaviário, prevenção da poluição ambiental e, ainda, para o aumento da capacidade de busca e salvamento (SAR), ao longo da extensa área marítima sob a responsabilidade do Brasil.
Durante a viagem, de aproximadamente dois meses, em direção ao Rio de Janeiro, o navio atracou nos portos de Lisboa (Portugal), Las Palmas (Espanha), Mindelo (Cabo Verde), Cotonou (Benim), Lagos (Nigéria), São Tomé e Príncipe, Natal (RN – Brasil), Salvador (BA – Brasil) e Arraial do Cabo (RJ – Brasil). No Continente Africano, realizou exercício de demonstração de ações antipirataria e treinamentos de manutenção entre navios com a Guarda Costeira de Cabo Verde, a Força Naval do Benin, a Marinha da Nigéria e a Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, além da realização de visitas protocolares e públicas.
Ao chegar ao Brasil, o NPaOc foi preparado para Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) em Natal, realizada em sua passagem por Salvador, visando a preparação do navio para operações aéreas. Nessa última cidade, o navio ficou aberto à visitação pública.
PUBLICIDADE