Ciaga faz 40 anos

Centro de Instrução completa quatro décadas com demanda crescente por seus cursos e passa por obras de melhorias no campus

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) completou 40 anos em janeiro. Ao longo desse período, já formou 4.924 alunos pela Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) ou Universidade do Mar. Em média, o Ciaga atende a seis mil alunos por ano, incluindo os cursos do Programa do Ensino Profissional Marítimo (Prepom) e da EFOMM.  Nos últimos cinco anos, a escola vem formando uma média de 152 oficiais da marinha mercante por ano. Em 2010, 142 novos oficiais se formaram no curso da EFOMM, que tem duração de três anos e é regido sob a coordenação do professor Lã Pena.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


Com os avanços tecnológicos ao longo desses anos, foram implantadas novas ferramentas. De acordo com o comandante do Ciaga, contra-almirante Rodolfo Frederico Dibo, a escola tem atuado para estar em sintonia com o mercado e procura, também, atrair novos alunos através da divulgação da escola em cursos pré-vestibulares e escolas de ensino médio.

A concorrência para as vagas da escola é acirrada, chegando à relação de 40,63 candidatos por vaga no concurso de 2010, para o início em 2011. Os 238 qualificados já foram convocados desde dezembro.  Em 2006, foram 3.913 inscritos para 150 vagas e 134 formados; em 2007, 5.501 inscritos para 150 vagas e 158 formados. Em 2008 foram 4.923 inscritos para 180 vagas e 183 formados. Em 2009, foram 7.511 candidatos para 2010 vagas, sendo que 146 se tornaram oficiais.

Uma outra estratégia do Ciaga em acompanhar as demandas tem sido a adoção de cursos a distância, com fases presenciais menores. De acordo com Dibo, o curso a distância beneficia muitos profissionais que estão embarcados e realizam cursos de qualificação e habilitação sem precisar ser desligados da empresa temporariamente, nem afastados de suas atividades usuais, ao mesmo tempo em que conquistam aprimoramento, o que diminui gastos e prejuízos desnecessários para as empresas, além de otimizar o tempo do estudante, que comparece às atividades presenciais quando está em terra.

Uma mudança gradual diz respeito à procura crescente da EFOMM por mulheres. Hoje as turmas têm cerca de 30% de alunas nas turmas que formam oficiais.                                                                             Há, também, parcerias entre empresas privadas e o Ciaga para patrocinar salas de aula. Algumas empresas adotam turmas e cedem novos equipamentos, mobiliário e computadores para os alunos, ao mesmo tempo em que reforçam a marca e contribuem para a qualificação de mão de obra nova para o mercado de trabalho. O Ciaga conta ainda com a cooperação da Petrobras e Transpetro. Hoje, o orçamento do Ciaga é de R$ 20 milhões ao ano.

O fundo que sustenta a escola vem de uma contribuição de 2,5 % da folha de pagamento dos armadores, o chamado Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional Marítimo (FDPEM) que são repassados pela Diretoria de Portos e Costas, gestora da verba. Segundo Dibo, o orçamento atual ainda não contempla todas as modernizações que se fazem hoje necessárias à escola. Atualmente, o Ciaga passa por obras de melhoria dos alojamentos e do campus, com fundos provenientes do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural. Está em construção, também, o bloco B-2 para alojamento dos alunos do Prepom, além de um tanque de socorro e mais sete salas de aula.

Os cursos do Ciaga são inteiramente gratuitos e em alguns casos os alunos podem fazer jus a um auxílio financeiro. O centro ocupa uma área total de 125 mil metros quadrados e dispõe de salas de aula equipadas com computadores e modernos recursos audiovisuais, auditório para 430 pessoas, biblioteca, serviço de gráfica e laboratórios destinados às aulas práticas de motores, termodinâmica, automação, refrigeração, torno, solda, ajustagem e análises químicas, além de salas que simulam o ambiente de navegação, arte naval, primeiros socorros e estabilidade.

No curso regular da EFOMM, os alunos dispõem ainda de assistências médica, odontológica, fisioterápica, psicológica e religiosa.  Como o curso é realizado em tempo integral, o Ciaga dispõe de um moderno complexo esportivo, onde são praticadas atividades físicas e desportivas.

A EFOMM recebe muitos alunos que vem de outros estados do Brasil e até mesmo de fora do país, e passam a morar nos alojamentos da escola, que comporta hoje 720 alunos. O Estado-Maior-da-Armada (EMA) também disponibiliza para o Ministério de Relações Exteriores vagas para a EFOMM aos países da América Latina e África. Os alunos selecionados pelos respectivos países são encaminhados para a realização do curso e durante esse período recebem o mesmo auxílio financeiro que os alunos brasileiros. Para o Prepom há 250 vagas disponíveis nos alojamentos, o que segundo o contra-almirante, está muito abaixo da necessidade. Por se tratar de diversos cursos menores e número de alunos flutuante, o Prepom tem demanda que aumenta ao longo do ano.

 



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira