O navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, retornará ao Porto de Santos, nesta quarta-feira, para participar das comemorações da Semana da Marinha. A embarcação ficará atracada no Cais da Marinha, entre os Armazéns 27 e 29. O barco permanecerá no complexo santista até a próxima segunda-feira.
Após atracar no Porto, o navio participará de cerimônia que abre a Semana da Marinha em Santos. No sábado, a embarcação dará largada a uma regata, que também integra a programação em comemoração a data.
Na sexta-feira, o Cisne Branco será aberto a visitação pública, das 14 às 17 horas. O público terá até o domingo para visitar o navio. A entrada é franca.
A última vez que o navio-veleiro esteve no Porto de Santos, foi no feriado da Proclamação da República, em novembro.
Créditos: Arquivo - Fernanda Luz
O navio-veleiro Cisne Branco ficará atracado no Porto de Santos até a próxima segunda-feira
Características
O Cisne Branco foi construído na Holanda para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Sua viagem inaugural começou em 9 de março de 2000, em Lisboa, Portugal, e terminou em 22 de abril, no litoral da Bahia, em Porto Seguro. O trajeto foi o mesmo feito pelo navegador Pedro Álvares Cabral em 1500.
Com 32 velas, o navio-veleiro foi construído com base nos projetos dos clippers, embarcações longas e estreitas, fabricadas no século passado com a missão de superar a lentidão dos antigos navios com propulsão à vela. Eles foram planejados para carregar pequenas cargas ou volumes, além de passageiros.
A embarcação possui 76 metros de comprimento, e viaja, na maior parte do tempo, graças à força do vento. O motor é utilizado apenas quando as condições climáticas são desfavoráveis ou em situações específicas, como na entrada e na saída de portos. A embarcação não é toda de madeira: o casco e o mastro são de aço. Apenas o convés é em madeira.
Fonte:A Tribuna
PUBLICIDADE