MSC

‘Macaé’ - Navio-patrulha inicia atividades

 

 

A Marinha colocou em operação o  Navio-Patrulha (NPa) Macaé, primeiro de sua classe, construído no estaleiro Inace. A cerimônia de transferência do Setor do Material para o Setor Operativo da Marinha foi realizado em 5 de setembro pelo comandante de Operações Navais, almirante-de-esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


O Macaé teve o batimento de sua quilha em novembro de 2006, após assinatura do contrato de construção entre a Diretoria de Engenharia Naval (DEN) e o Inace, e foi incorporado à Armada em dezembro de 2009. Após o período de avaliações e testes de mar realizados em 2010 e 2011, o navio está sendo entregue ao Comando de Operações Navais.

A ideia da construção do Macaé surgiu em 2005. A construção do navio deveria ocorrer em estaleiro nacional, com transferência de tecnologia, a partir de um projeto já existente e consagrado. Foi escolhido o projeto do navio-patrulha francês Classe Vigilante 400 CL54 e, em julho de 2006, o Inace venceu a concorrência e celebrou o contrato de transferência de tecnologia e assessoria técnica com o estaleiro francês Construction Méchaniques de Normandie (CMN).

O Macaé recebeu este nome em homenagem à cidade do litoral fluminense de mesmo nome, polo de apoio à exploração de petróleo no Brasil. Com 500 toneladas, o navio tem 55,6 metros de comprimento, atinge a velocidade de 21 nós e tem capacidade de operar com helicóptero. Armado com um canhão e duas metralhadoras, a embarcação realizará inspeções navais, atividades de patrulha e de salvaguarda da vida humana no mar.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira