Norsul cria rota inédita de cabotagem para transporte de biodiesel

A operação, que envolve a primeira usina de biodiesel do Brasil a utilizar o transporte na costa brasileira, conta com a neutralização das emissões de CO2 através do Programa Carbono Neutro Norsul

A Norsul, empresa de logística multimodal, criou uma rota inédita de cabotagem para a BSBIOS, empresa do ECB Group e líder nacional em biodiesel no Brasil, realizando o primeiro transporte deste biocombustível com neutralização de 100% das emissões de gases de efeito estufa. O trajeto feito pelo navio "Taruca" começou no Porto de Paranaguá, no Paraná, e seguiu em direção ao Porto de Suape, em Pernambuco. O transporte durou cerca de 14 dias e marca a estreia do fornecimento do biocombustível da BSBIOS para a região Nordeste.

Ao todo, foram transportados quatro milhões de litros de biodiesel, que saíram da usina da BSBIOS em Marialva, no Paraná, e serão fornecidos a três distribuidoras de combustíveis no Nordeste. A totalidade das emissões oriundas deste modal foi neutralizada através do Programa Carbono Neutro Norsul, que já contabiliza mais de 450 mil toneladas de CO2 neutralizadas desde o início do projeto, em 2020. “Estamos muito felizes em poder colaborar, ampliando a rota da BSBIOS de maneira sustentável, explorando todo o potencial da nossa área de Novos Negócios, desenvolvida justamente para trazer novas soluções aos nossos clientes, possibilitando-os de irem além”, comemora Gustavo Paschoa, diretor de Novos Negócios da Norsul.

O processo para a operacionalização da nova rota levou 90 dias e contou com integração dos times de ambas as empresas trabalhando em parceria e encontrando na cabotagem a melhor solução logística e ambiental para o transporte da carga. “Nossa atuação é pautada no monitoramento e na busca de soluções que possam aprimorar os processos de forma que os impactos ambientais causados por nossas operações sejam reduzidos. A escolha por este modal com a Norsul vai ao encontro dos nossos objetivos estratégicos de sustentabilidade”, afirma Leandro Luiz Zat, Diretor Comercial da BSBIOS.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


“Somos a primeira empresa 100% carbono neutro do mundo no segmento de cabotagem com o Programa Carbono Neutro Norsul, utilizando créditos gerados pela preservação de mata nativa e, também, nos aterros sanitários. Desde 2020, neutralizamos todas as emissões de CO2 nos modais marítimo, ferroviário e rodoviário”, destaca Paschoa.

A iniciativa visa a preservar as florestas em pé e reduzir o desmatamento, ao mesmo tempo que incentiva o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais e apoia a conservação de estoques de carbono. Já os aterros sanitários capturam metano e o transformam em BioMetano que, futuramente, poderá ser utilizado como combustível alternativo para embarcações de emissão zero.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira