O Canal de Suez permanece bloqueado pelo navio "Ever Given", com mais de 320 navios esperando para transitar pelo canal, de acordo com dados do serviço de rastreamento de navios e fluxo comercial cFlow da S&P Global Platts.
Alguns navios começaram a serem desviados de suas rotas comerciais originais e seguiram pelo longo caminho ao redor do Cabo da Boa Esperança.
PUBLICIDADE
O redirecionamento para o cabo pode adicionar até 20 dias a uma viagem do Golfo do Oriente Médio a Rotterdam, que normalmente passaria por Suez.
O navio pode ser liberado no início da próxima semana se rebocadores mais pesados, dragagem e maré alta conseguirem desalojá-lo, disse uma empresa holandesa que trabalha para liberar o navio.
O "Ever Given", de 400 metros de comprimento, ficou preso diagonalmente em uma seção sul do canal em meio a ventos fortes na manhã de terça-feira (23), interrompendo o transporte marítimo global ao bloquear um dos cursos de água mais movimentados do mundo.
Cerca de 15% do tráfego marítimo mundial passam pelo canal e centenas de embarcações aguardam para passar pela hidrovia assim que o bloqueio for eliminado.
As dragas haviam removido cerca de 20 mil toneladas de areia em torno de sua proa na sexta-feira, mas as operações de reboque para libertar o navio foram suspensas durante a noite.