O Porto de Santos receberá, na próxima sexta-feira, o porta-aviões São Paulo, da Marinha do Brasil. A embarcação ficará atracada no Cais da Marinha, entre os Armazéns 30 e 31. Durante sua estadia em Santos, até a próxima terça-feira, o navio realizará exercícios operacionais e treinamento da tripulação.
No sábado e domingo, o público poderá conhecer o São Paulo. O navio será aberto à visitação, das 14 às 17 horas. A entrada é franca.
A última vez que o porta-aviões esteve em Santos, foi entre os dias 18 e 21 de novembro do ano passado. Durante a sua passagem pelo cais santista, mais de 12 mil pessoas visitaram o porta-aviões.
Em fevereiro deste ano, um incêndio no São Paulo matou uma pessoa e deixou outras duas feridas. O fogo atingiu o alojamento de Praças, situado na popa do navio. Após o acidente, a embarcação foi reformada.
Créditos: Divulgação
O porta-aviões São Paulo ficará atracado no Porto de Santos até a próxima terça-feira
Em 2005, o porta-aviões já havia sofrido outro acidente. O vazamento de vapor superaquecido em uma das catapultas responsáveis pelo lançamento das aeronaves deixou três vítimas fatais. O navio passou por um período prolongado de manutenção e, em julho de 2010, retornou ao setor operativo da esquadra revitalizado e com algumas modernizações.
Características
O porta-aviões São Paulo é o maior navio de guerra do hemisfério sul. A embarcação foi adquirida da França e incorporada pela Marinha brasileira em 2000. A embarcação foi construída entre o final da década de 1950 e o início da década de 1960.
A embarcação possui 266 metros de cumprimento e pode atingir a velocidade de 30 nós (equivalente a quase 60 km). Ele também possui duas catapultas de lançamento de aeronaves de asas fixas, e tem capacidade para transportar aproximadamente 37 aeronaves de asas fixas e dois helicópteros. Sua tripulação, considerando a ala aérea, é de 1.600 homens.
Fonte: A Tribuna
PUBLICIDADE