Durante os primeiros trinta dias de funcionamento, o Sistema de Gerenciamento de Afretamento na Navegação Marítima e de Apoio (SAMA) recebeu e processou mais de trezentas e cinquenta autorizações ou registros na navegação de cabotagem, em um universo total superior a quinhentos lançamentos realizados nas navegações marítimas.
No último dia 10 de julho, o SAMA completou um mês de funcionamento. O sistema automatiza os procedimentos de afretamentos de embarcações na navegação marítima e de apoio. A implantação e o início da operação transcorreram sem incidentes, tendo havido um feedback positivo pelas empresas brasileiras de navegação, agora responsáveis pelo lançamento das informações de afretamentos.
O Superintendente de Navegação Marítima e de Apoio (SNM), André Arruda, contabiliza os benefícios do sistema automatizado: “A redução do número de papéis impressos em circulação na SNM foi considerável e também foi significativo o ganho de produtividade que o sistema SAMA permitiu. O sistema vem cumprindo integralmente seu papel de desburocratizar o processamento dos afretamentos na navegação marítima, simplificando o procedimento e aumentando a transparência de todo o processo”.
Encerrada a fase de treinamento dos usuários e de implantação do sistema, a equipe da SNM trabalha para confeccionar um manual detalhado para os novos usuários. “A superintendência vem somando esforços para manter o sistema preparado para os desafios lançados à navegação marítima pelo novo modelo regulatório dos portos brasileiros e pelos novos leilões de áreas de exploração do pré-sal”, destacou Arruda.
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE