A empresa de robótica e software submarino Nauticus Robotics, Inc. anunciou a conclusão da primeira fase de um contrato de quatro fases com uma das maiores operadoras de petróleo e gás offshore do Brasil. O contrato foi concedido em 2023, e a primeira fase, que envolveu a finalização da documentação de engenharia e prova de conceito para o veículo "Aquanaut Mark 2", foi concluída no segundo trimestre deste ano.
A documentação inclui uma análise técnica de cada capacidade necessária, resultados de testes de aceitação de fábrica para cada componente do veículo e o status dos testes em andamento.
PUBLICIDADE
O "Aquanaut Mark 2" utiliza o software proprietário ToolKITT da Nauticus, uma solução versátil e independente de plataforma, previamente testada em várias classes de veículos submarinos. Este software permite uma maior autonomia nas operações submarinas, reduzindo a dependência de operações tradicionais amarradas.
A empresa está agora avançando para a Fase II (Integração de Tecnologia) e Fase III (Teste em Ambiente Controlado), que estão sendo realizadas simultaneamente. A fase final, Fase IV (Teste de Qualificação de Campo), está programada para ser realizada no Brasil.
Em setembro de 2023, a Nauticus assinou um contrato com a Shell plc para serviços de inspeção em um desenvolvimento de campo submarino no Golfo do México, marcando uma "transição bem-sucedida da empresa para uma provedora de serviços offshore totalmente operacional", de acordo com um comunicado à imprensa anterior.
A Nauticus Robotics desenvolve robôs autônomos para as indústrias oceânicas, utilizando sensores, inteligência artificial e algoritmos eficazes para percepção e decisão. A empresa projeta e testa uma nova geração de veículos para reduzir custos operacionais e coletar dados para manter e operar uma ampla variedade de infraestrutura submarina. Seus serviços visam fornecer aos clientes capacidades de coleta de dados, análise e manipulação submarina, enquanto reduzem custos operacionais e emissões de gases de efeito estufa.