Navalshore 2024

OceanPact assina contrato de R$ 485 milhões com a Petrobras para inspeções de ancoragem

Embarcação MPSV Austral Abrolhos está mobilizada com ROV capaz de realizar operações complexas em profundidades de até 3 mil metros de profundidade

A OceanPact, empresa brasileira que desenvolve e implanta soluções nas áreas de meio ambiente, serviços submarinos e apoio logístico e engenharia, venceu um processo licitatório e assinou contrato com a Petrobras para realizar as inspeções de ancoragem de FPSOs e plataformas semi-submersíveis da companhia até 2026.

O contrato de aproximadamente R$ 485 milhões, resultado de processo competitivo ganho pela proposta da OceanPact, prevê a inspeção dos sistemas de ancoragem de plataformas, totalizando cerca de 1,5 mil quilômetros de linhas de amarração e 600 elos.

Tanto a inspeção quanto a limpeza dos sistemas são requisitos regulatórios exigidos pelas sociedades classificadoras e servem como um dos mecanismos de controle de segurança operacional das plataformas.

PUBLICIDADE


A embarcação que será usada pela OceanPact para essa atividade será o "Austral Abrolhos", um MPSV (Multi Propose Support Vessel) que estará mobilizado com o veículo de operação remota, ROV (Remotely Operated Vehicle) do tipo Work Class. Além de ser construído para operações submarinas e possuir um guindaste para atividades de até dois mil metros de profundidade, o "Austral Abrolhos" possui capacidade para transportar água, óleo diesel, fluidos de perfuração, peças e componentes, dentre outros insumos destinados às plataformas. A embarcação também é equipada com equipamentos de resposta a emergência.

Fundada em 2007, a OceanPact oferece serviços para estudo, proteção, monitoramento e uso sustentável do mar, do litoral e dos recursos marinhos para clientes de diversos setores da economia, como energia, mineração, telecomunicações, portuário e navegação, com destaque para o setor de óleo e gás.



Intermodal

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira