A Abratec – Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público - chegou ao seu 10º ano e comemora as conquistas no setor portuário, especialmente nas operações das 13 empresas afiliadas à entidade. Para alcançarem os recordes no movimento de contêineres nos últimos anos, os terminais contaram com a atuação institucional da Abratec junto aos órgãos governamentais, o que resultou, dentre outros benefícios, na possibilidade de aquisição de equipamentos portuários para movimentação de contêineres com desoneração tributária, através do Reporto (Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária).
Desde 2004, quando foi instituído o Reporto, os terminais da Abratec já investiram US$ 390 milhões na aquisição de equipamentos nacionais e importados. “O Reporto colaborou fortemente para o resultado da movimentação de contêineres. Hoje, os terminais utilizam equipamentos com tecnologia equivalente aos terminais estrangeiros, por exemplo. O crescimento a cada ano é da ordem de 10%”, explica Sérgio Salomão, presidente da Abratec.
Salomão destaca também que a tecnologia resolveu o problema em relação à demora em identificar um contêiner pelo importador. “Antes eram necessários 30 dias para a localização, hoje é em tempo real e remotamente”, afirma o presidente. A garantia de atracação dos navios agora conta com programações pré-definidas, previamente estabelecidas pelos armadores e terminais, garantindo com antecedência as entradas e saídas dos navios. Isso é extremamente benéfico para os armadores já que os navios de contêineres são operados em regime de alta rotatividade.
Segundo Sergio Salomão, até 2015 serão investidos US$ 2,5 bilhões nos 13 terminais associados em operação no Brasil. Nem a crise internacional e seus possíveis reflexos no comércio exterior brasileiro impedirão as obras de expansão do terminais que abrangem aumento dos berços de atracação e das áreas de armazenagem para contêineres. O grande gargalo do setor portuário são as vias de acesso aos terminais. “O governo encerrou um plano de dragagem audacioso nos portos que aumentou a profundidade e ampliou a segurança para os navios. Mas ainda é necessário intervir nos acessos terrestre e ferroviário, cujas deficiências geram impactos na performance operacional dos terminais”, informa Salomão.
Sobre a Abratec
A Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público – Abratec – representa empresas vencedoras de licitações e arrendatárias de terminais especializados na movimentação e armazenagem de contêineres. Essas empresas empregam 9,6 mil colaboradores e operam 13 terminais localizados em nove estados brasileiros – Pará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 2011, eles responderam por 74% da movimentação de contêineres nos portos brasileiros.
PUBLICIDADE