O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) voltado ao desenvolvimento do projeto de descarbonização no setor portuário.
A iniciativa faz parte do programa H2Uppp (International Hydrogen Ramp-Up Programme) e tem como objetivo preparar os portos brasileiros para receber embarcações com combustíveis zero carbono, além de promover o uso e exportação de hidrogênio verde e fornecimento de energia de fontes renováveis.
PUBLICIDADE
O projeto inclui uma revisão da experiência internacional em transição energética e descarbonização no transporte marítimo, que será conduzida pela Antaq. Também serão realizados diagnósticos da descarbonização dos portos, levantamentos de informações e estudos de caso por meio de entrevistas e classificações de campo com portos e entidades do setor.
Otto Burlier, diretor de Gestão e Modernização Portuária do MPor, destacou a importância dessa agenda de sustentabilidade para o governo federal, que busca transformar o Brasil em um líder na transição energética portuária.
O programa H2Uppp foca na preparação e implementação de ações para a produção e uso de hidrogênio verde, trabalhando por meio de parcerias público-privadas, comunicação, promoção de eventos, análise de demandas do setor privado, análises financeiras e apoio ao financiamento de projetos de transporte.