A Brasil Terminal Portuário (BTP) finalizou, no início de agosto, a substituição de 45 defensas marítimas em seu terminal no Porto de Santos, marcando a primeira entrega do pacote de investimentos acordado com o Governo Federal para a renovação de sua concessão por mais 20 anos. A empresa prevê investir cerca de R$ 2 bilhões nos próximos anos, visando aumentar em 40% a capacidade de movimentação do terminal.
Segundo Ricardo Trotti, diretor de Operações da BTP, o projeto é parte de uma série de ações para expandir a capacidade operacional do terminal. Além da modernização das defensas, a empresa planeja adquirir quatro novos portêineres, dos quais dois devem chegar ainda em 2024.
PUBLICIDADE
Com a instalação das novas defensas, o terminal passa a contar com infraestrutura em 100% de seus berços para receber navios da classe New Panamax, com 366 metros de comprimento e capacidade para transportar entre 13 mil e 15 mil TEU. O terminal, localizado na margem direita do Porto de Santos, possui 1.108 metros de cais e três berços de atracação com profundidade para até 15 metros.
Eduardo Alonso Linna, gerente geral de Operações da BTP, destacou que o terminal já recebeu três navios de 366 metros, incluindo uma atracação realizada em 8 de agosto. A empresa poderá operar dois desses navios simultaneamente com a mordenização.
As defensas marítimas são componentes essenciais para garantir a segurança das operações de atracação e desatracação, absorvendo o impacto dos navios no cais.