O deputado federal Irajá Abreu (PSD/TO), apresentou três emendas para a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentária, cuja principal função é orientar o Orçamento Geral da União para o ano seguinte, nesse caso de 2015. Cada parlamentar tem direito a apresentar três emendas.
Irajá destinou suas emendas em obras estratégicas para o desenvolvimento sócio-econômico e industrial do Tocantins. Ambas foram destinadas para a viabilização da construção da hidrovia Tocantins. A primeira foi para os estudos e projetos de engenharia para construção da eclusa de Estreito no rio Tocantins, no estado do Tocantins.
“A hidrovia Tocantins constitui-se em um importante eixo de integração das regiões centro e norte do país. Sua região de influência sócio-econômica engloba as mais promissora fronteiras de desenvolvimento da região centro-oeste do país, onde a agricultura de larga escala tem alcançado índices de crescimento e produtividade muito acima da média nacional, atendendo as demandas originadas no oeste da Bahia, em todo o Estado do Tocantins e sul do Maranhão”, disse Irajá.
Outra emenda apresentada pelo parlamentar visa a construção da eclusa de Lajeado, no rio Tocantins. Já a terceira emenda é para o melhoramento no canal de navegação da hidrovia Tocantins-Araguaia.
“O Tocantins está no centro do desenvolvimento agrícola e com a implantação dessa rodovia irá facilitar e baratear o transporte dos produtos produzidos nestas regiões. Esta obra insere um planejamento estratégico do governo federal para dotar o país de infraestrutura multimodal de transporte que atenda a crescente demanda do agronegócio”, conclui Irajá Abreu.
A hidrovia Tocantins consta no Programa de Transporte Hidroviário do Brasil, na ação do PPA 2012/2015 como uma das iniciativas individualizadas, tendo em vista a relevância da obra para dotar o país de infraestrutura de transporte que contemple o modal hidroviário, reconhecidamente o de menor custo e que causa menos impacto ambiental.
Trajetória da Hidrovia Tocantins
Em sua fase inicial a hidrovia aproveitará os potenciais navegáveis de Peixe, sul do Tocantins, até a região do Estreito, na divisa dos estados de Tocantins e do Maranhão, somando mais de 700 km de vias navegáveis.
Fonte: Surgiu.com
PUBLICIDADE