As empresas Nexio, desenvolvedora de soluções tecnológicas e serviços digitais da Ocyan, em parceria com a Elogroup, consultoria de transformação digital, e o Porto do Açu (RJ) firmaram um acordo para desenvolver inovações para operações portuárias. O objetivo é permitir que parceiros do terminal tenham acesso às inovações desenvolvidas pela Nexio e que as startups com representação no ‘Cais Açu Lab’, coletivo de ações do complexo portuário privado. participem de projetos da indústria offshore.
O acordo prevê testes de soluções para descomissionamento a partir de plataformas, ativos e estruturas submarinas do Porto do Açu e de projetos de financiamento da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP). As participantes explicaram que a parceira busca permitir que várias áreas sejam exploradas conjuntamente, do uso da estrutura do porto para desenvolver novas tecnologias à avaliação de programas de inovação.
PUBLICIDADE
O gerente executivo de negócios digitais e tecnologia da Ocyan, Rodrigo Chamusca, afirmou que o objetivo das empresas é criar condições para compartilhamento de seus conhecimentos técnicos e capacitações, fazer provas de conceitos e pilotos com testes em ambiente relevante para o desenvolvimento de soluções tecnológicas. “Queremos compartilhar oportunidades de negócios e aplicação de tecnologia, acesso ao ecossistema de inovação aberta em conjunto e colaboração em projetos”, disse.