Em agosto, o volume de grãos exportado pelo complexo do Porto de Paranaguá, no Paraná, foi 16,65% maior que o registrado no mesmo mês do ano passado. Os embarques representam um acréscimo de 1,7 milhão de toneladas. Os números foram divulgados pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
No acumulado de 2012, a movimentação de grãos no corredor de exportação cresceu 12,59%, somando 11,4 milhões de toneladas. Destaque para o milho, com volume de quase 1,4 milhão de toneladas, 26,29% superior ao mesmo intervalo de 2011. A demanda pelo produto brasileiro aumentou com a queda na produção norte-americana, afetada pela seca. Só no mês passado, foram vendidas ao exterior 734,5 mil toneladas ante 367 mil no mesmo período de 2011.
O Porto de Paranaguá embarca principalmente soja, milho e farelo. O volume de soja exportado de janeiro a agosto foi superior a 6 milhões de toneladas, alta de 15,12% sobre igual intervalo do ano passado. Em relação ao farelo de soja, o incremento foi de 13,53%, para mais de 3,5 milhões de toneladas na mesma base de comparação.
Em relação ao trigo, em 2011 houve embarque nos meses de janeiro, fevereiro, março e junho, somando mais de 559 mil toneladas do produto. Este ano, o cereal foi embarcado nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e junho, mas em menor volume - apenas 434 mil toneladas, queda de 22,35%.
Quanto ao açúcar - cujo embarque também é realizado por outros berços - em janeiro de 2011 foram embarcadas quase 103 mil toneladas pelo corredor. Este ano, ainda não houve embarque do produto pelo complexo.
O corredor de exportação do Porto de Paranaguá é o conjunto de dois terminais públicos e sete privados, com silos horizontais e verticais e capacidade estática de quase um milhão de toneladas.
Fonte: Valor / Carine Ferreira
PUBLICIDADE