A Federação Nacional de Operações Portuárias (Fenop) lançou uma campanha nesta segunda-feira (6) reforçando a necessidade de continuidade das atividades portuárias durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O objetivo é alertar a população para a importância do isolamento social a fim de preservar a saúde dos profissionais do setor portuário, considerado de caráter essencial.
A iniciativa lembra que os produtos indispensáveis para a população e funcionamento de atividades como saúde e educação passam pelos portos do país. Além disso, a campanha destaca que a economia também depende integralmente do pleno funcionamento dos portos por onde passam 95% do fluxo comercial.
PUBLICIDADE
Segundo o diretor-presidente da Fenop, Sérgio Aquino, a campanha representa uma das várias atividades que já vêm sendo realizadas pela federação, com o intuito de alertar sobre a importância do cumprimento dos protocolos de segurança e saúde para que as atividades portuárias não parem.
Além da campanha, a Fenop vem realizando ações locais nos portos conscientizando trabalhadores sobre a correta higienização das mãos e limpeza dos ambientes. Ele afirmou que ações ocorrem de forma integrada com os Sindicatos dos Operadores Portuários (SINDOPs), Órgãos Gestores de Mão-de-Obra (OGMOs) e conta também com a adesão e empenho dos trabalhadores.
“Os trabalhadores são as estrelas da nossa campanha. Isso porque o porto é um ente complexo que envolve todas as formas de trabalho: aqueles que atuam nas operações e na administração”, frisou Aquino. Ele afirmou ainda que nenhuma atividade tenha ficado de fora das ações promovidas pela federação, o que inclui as operações marítimas, a praticagem, o setor empresarial, entre outros que compõem o sistema portuário.
Aquino lembrou que o trabalho conjunto permitiu, por exemplo, que as exportações não sofressem nenhuma intercorrência até o momento. Ele destacou ainda que o trabalho das autoridades portuárias e dos governos também tem sido muito importante para a continuidade das atividades do setor.