Força da correnteza arrebenta amarras e deixa navio à deriva no Complexo Portuário de Itajaí

Embarcação atingiu uma balsa que trabalhava em obras de recuperação em dois berços
A força da correnteza do Rio Itajaí-Açu estourou na tarde desta segunda-feira as amarras de um navio que estava atracado na Portonave, terminal que faz parte do Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, no Litoral Norte de Santa Catarina.
A embarcação ficou à deriva e atingiu uma balsa que trabalhava nas obras de recuperação dos berços 1 e 2 do Porto de Itajaí. Ninguém ficou ferido.
O incidente aconteceu por volta das 16h. No momento, mais dois navio encontravam-se presos ao terminal. Segundo a assessoria da Portonave, as amarras foram reforçadas, mas mesmo assim não resistiram.
O navio CMA CGM Lilac não sofreu danos e foi levado pela praticagem — responsável pela manobras no canal — a alto mar até a correnteza diminuir.
Desde às 15h de domingo, as manobras no Rio Itajaí-Açu foram suspensas pela Delegacia da Capitania dos Portos devido à correnteza gerada pelo grande volume de água represado no curso do rio.
Uma nova avaliação está programada para a manhã de terça-feira. Se a chuva continuar, a previsão é que a as atividades continuem interrompidas até a quarta-feira.
Na tarde desta segunda-feira, a velocidade da correnteza atingiu 2,5 metros por segundo. Em condições normais, fica em cerca de meio metro por segundo.
— Passou dos dois metros o canal fica completamente impraticável dentro das regras de segurança — explica André Pimental, diretor técnico do Porto de Itajaí.
O navio
Construído em 2005, o CMA CGM percorre a rota norte da Europa-América do Sul. Tem 222 metros de comprimento e 30 de largura. Quando aconteceu o incidente, o navio terminava os trabalhos carga e descarga. Assim que o acesso ao canal for liberado, a embarcação deve voltar ao terminal.

Fonte: Diário Catarinense

PUBLICIDADE




   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira