A remoção de gargalos de infraestrutura e da gestão pública é um ponto fundamental para que o Rio Grande do Norte cresça mais. Conforme identificado pela Macroplan no estudo elaborado para o Programa Mais RN, o Estado é um dos que investem menos no Nordeste, ficando à frente apenas de Sergipe.
“O investimento público é essencial na educação, na melhoria da infraestrutura, inclusive com a participação de agentes privados, e também na melhoria da eficiência do estado”, explica o diretor presidente da Macroplan, Cláudio Porto.
PUBLICIDADE
saiba mais
RN tem 400 oportunidades de negócio
Em termos de infraestrutura, o estudo aponta a necessidade da construção de um novo porto para o RN para a melhorar a capacidade de escoamento da produção de minério de ferro e da fruticultura, por exemplo. Ferrovias também tem papel fundamental nesse aspecto, diz Cláudio Porto, interligando os setores produtivos às estruturas de escoamento marítimas e aérea.
Ele acrescenta que é preciso melhorar a distribuição de energia para desenvolver o setor eólico, além dos recursos hídricos, fazendo chegar as águas do rio São Francisco para viabilizar a fruticultura.
Nas esfera governamental, o estudo destaca a importância de garantir equilíbrio fiscal, viabilizar incentivos fiscais, melhorar a regulação ambiental e as redes de serviços públicos. A educação em todos os níveis também precisa de atenção, segundo Cláudio Porto.
“Um ponto central é que há disputas muito acirradas no estado. É urgente que haja um pacto das principais lideranças em prol do desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, ressalta Porto.
Fonte: Tribuna do Norte(RN)\Natal