As oportunidades no setor portuário geradas pelo novo marco regulatório têm incentivado as empresas a apresentarem soluções que auxiliam na redução do custo logístico, um dos desafios para as companhias que operam nos portos e terminais brasileiros. É neste contexto que a empresa Oceânica, expositora da InfraPortos South America, apresentará durante a feira um simulador virtual que permite realizar manobras em navios em diferentes situações.
De acordo com Daniel Cueva, diretor da Oceânica, o simulador auxilia no treinamento e na tomada de decisões relativas à operações com navios, tornando-se uma ferramenta essencial para o setor. "Realizamos, por exemplo, demonstrações de entradas e saídas de navios em diversas condições climáticas. Isso garante com que sejam testados diversos layouts e manobras", explica. O simulador faz parte de centro de simulação "O Nautilus - Núcleo de Simulação Portuária e Náutica", criado pelo Oceânica, em São Paulo.
A empresa acompanha de perto as mudanças do setor portuário e acredita que a InfraPortos South America é uma excelente oportunidade de networking e de apresentação das vantagens da aplicação do simulador. "A ideia é apresentar durante a feira a virtualização de um comando de navio diretamente aos terminais e mostrar o custo/benefício que esta ferramenta possui", finaliza.
CONFERÊNCIA - Em paralelo à InfraPortos South America, será debatida uma série de temas como infraestrutura, investimentos, segurança e automação, legislações ambientais, eficiência portuária, nova lei dos portos e concessões. Entre os palestrantes confirmados estão o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Pedro Brito; o diretor-presidente da Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), Renato Ferreira Barco; o diretor presidente da Libra Terminais, Wagner Biasoli; o diretor de assuntos institucionais Merco Shipping Marítima, Aluísio de Souza Sobreira; o pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Carlos Alvares da Silva Campos Neto; o diretor da Notre Dame Investimentos, Elias Gedeon; o vice-presidente da Syndarma, Cléber Lucas; o gerente de planejamento logístico do Grupo EcoRodovias, José Vitor Mamede; e o especialista especialista da área de gerência de competitividade Industrial e investimentos da Firjan, Riley Rodrigues de Oliveira.
PUBLICIDADE