O Porto do Itaqui cresceu 27% de janeiro a outubro em comparação a igual período de 2020, segundo dados divulgados pelo Governo Federal. Juntos, todos os portos brasileiros movimentaram mais de um bilhão de toneladas de cargas nesse período, número que representa crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado.
“Já ultrapassamos as 30 milhões de toneladas em volume de carga movimentada e a expectativa é de que esse crescimento se mantenha até o final do ano, definindo um novo patamar de movimentação para 2022 e os próximos anos”, afirma o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago.
PUBLICIDADE
De acordo com o Painel Estatístico Aquaviário da Antaq – Agência Nacional de Transporte Aquaviário, os portos públicos brasileiros movimentaram 344,5 milhões de toneladas no período, um aumento de 5,01% em relação ao mesmo período do ano anterior, e as instalações privadas tiveram volume de 665,8 milhões de toneladas, mais 5,70%.
Entre os portos públicos, o Porto de Itaguaí obteve 21,1% de aumento. Dentre os portos privados que tiveram maior crescimento em movimentação em relação ao período janeiro/outubro de 2020, destaque para o Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul, com mais 95,3%.
“Ser o porto público que mais cresce no país muito nos honra, ao mesmo tempo em que aumenta a nossa responsabilidade dentro da missão de desenvolver o Maranhão e toda a região de influência, gerando emprego e renda por meio da atividade portuária”, destacou Ted Lago.