O município de Porto de Murtinho, distante 431 quilômetros de Campo Grande, comemorou 100 anos de fundação ontem, quarta-feira. A prefeitura programou um mês inteiro de festa.
As festividades foram iniciadas no dia primeiro deste mês com eventos religiosos, entrega de obras, shows e apresentações culturais.
Para ontem foram programados desfile cívico, missa e abertura oficial do rodeio de comemoração do centenário do município. Nas quatro primeiras noites do evento, acontecem shows musicais com Gilson e Junior (13), Zíngaro (14), MDO (15) e Dr. Smith Shows (16). A entrada, tanto para o rodeio, quanto para os shows é de graça.
O próximo sábado, dia 16, é ponto alto da festa. Vai acontecer uma corrida de rua, além de um baile na Praça de Eventos José Barbosa de Souza Coelho. No dia 21, ainda como parte das festividades do centenário, acontece o 8º Porto Murtinho Only Harley e Convidados. O evento vai reunir amantes do motociclismo na cidade durante quatro dias.
História - A história de Porto Murtinho tem início no fim do séc. XIX, quando produtores de erva-mate criaram um porto fluvial para escoar sua produção. Escolheram um local a 50 km da montante do rio Apa, no rio Paraguai. Ali, foi construído o Porto Fluvial Murtinho, de onde começou a desenvolver-se o município. O porto teve esse nome em homenagem a Joaquim Murtinho, influente político que foi governador da província de Mato Grosso. Por ser uma cidade com mais de um século, Porto Murtinho possui prédios e estruturas que fazem parte do patrimônio histórico do Estado.
A cidade é destino certo dos amantes da pescaria. O rio Paraguai, no ponto em que banha a cidade, é um dos pontos mais piscosos do Brasil, sendo este um dos principais atrativos da cidade. Em setembro ocorre o Festival Internacional de Porto Murtinho (FestiPorto), evento que em 2012 terá sua 7° edição. Além da pesca, o FestiPorto oferece a feira regional de artesanato, competições esportivas e shows com artistas regionais e nacionais.
Fonte:Campo Grande News/Francisco Júnior
PUBLICIDADE