O Terminal Portuário Santa Catarina (Tesc) divulgou, nesta segunda-feira (29), seu 3º Relatório de Sustentabilidade, referente ao ano de 2024, no qual relata avanços e resultados nas áreas ambiental, social e de governança (ESG). De acordo com o documento, o Tesc apresentou em 2024 eficiência operacional de 84 toneladas por metro quadrado, com crescimento de 138% em cinco anos, e movimentação de 5,8 milhões de toneladas de carga. O terminal recebeu no período o correspondente a 48% dos navios que atracaram no Porto de São Francisco do Sul.
O relatório informa ainda que em 2024 o Tesc gerou 261 empregos diretos e 600 indiretos e gastou R$ 200 mil em doações e patrocínios para instituições filantrópicas, programas de educação e de saúde que beneficiaram mais de 400 pessoas. Além disso, com o projeto Aterro Zero evitou que mais de 900 toneladas de resíduos fossem destinadas a aterros sanitários em 2024 e, com o Uniformes do Bem, transformou peças têxteis fora de uso em cobertores doados à comunidade indígena Mbya Guarani, na Aldeia da Reta em São Francisco do Sul.
PUBLICIDADE
Em 2024, o Tesc recebeu o Selo Prata do GHG Protocol (Protocolo de Emissões de Gases de Efeito Estuda), padrão internacional para medir e gerenciar as emissões de gases de efeito estufa (GEE), e o Selo Bronze Pró-clima, da Aliança Brasileira de Descarbonização de Portos, que reconhece e incentiva portos que adotam boas práticas ambientais. Segundo a empresa, o documento seguiu as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI Standards 2021) e está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.