Nesta terça-feira, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, alcançou a marca de 1 milhão de TEUs movimentados. O resultado foi obtido 65 dias antes do mesmo feito em 2023, quando o número foi alcançado em 31 de outubro.
O ritmo acelerado se destaca quando comparado com os anos anteriores: em 2022, a marca foi alcançada em 7 de novembro, e em 2021, em 28 de novembro. Segundo Felipe de França, gerente de planejamento de operações da TCP, a empresa já movimentou o equivalente a 80% do volume total operado no ano passado, ainda antes de encerrar agosto.
PUBLICIDADE
Entre os recordes recentes, a movimentação de contêineres reefer em junho atingiu 12.204 unidades, o que representa um aumento de 6% em relação ao recorde anterior, estabelecido em outubro de 2023. A modernização e ampliação dos gates, concluída em abril de 2024, também gerou novas máximas em transições de contêineres e agendamentos de entrada.
No primeiro semestre de 2024, a TCP registrou um crescimento de 37% na movimentação de contêineres, impulsionado principalmente pelas exportações do agronegócio, como carnes e congelados, madeira, e papel e celulose.