A Tecer Terminais, empresa que atua como prestadora de serviços operacionais no Porto do Pecém, adquiriu a primeira máquina da América Latina com capacidade de 130 toneladas. A nova máquina, do modelo reachstacker Supler Gloria de 130 toneladas, visa potencializar a movimentação de cargas no porto e, principalmente, atender à demanda do hub de hidrogênio verde. O maquinário também será usado para manusear com segurança e eficiência pás, naceles, turbinas eólicas, dentre outras cargas.
O gerente comercial da Tecer, Carlos Alberto Nunes, ressalta a importância da aquisição da nova máquina para operar operações de grande complexidade. "O Porto do Pecém está em ritmo acelerado para receber o Hub de Hidrogênio Verde, que promete alavancar a reindustrialização do Brasil e precisa de maquinário específico. Com essa nova máquina em nossa frota, poderemos realizar operações de elevação complexas com segurança e eficiência", frisou.
PUBLICIDADE
A máquina é reconhecida por sua capacidade de lidar com operações complexas, atendendo às exigentes operações de içamento que a Tecer Terminais realiza diariamente, proporcionando maior flexibilidade para a movimentação de carga geral em comparação com a combinação padrão de caminhão e guindaste todo-o-terreno.
O hidrogênio verde é um gás/combustível produzido por meio da eletrólise a partir da energia elétrica proveniente de fontes renováveis e, portanto, livre de emissões, sendo essencial para a descarbonização. O Pecém se prepara em conjunto com a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, juntamente com as empresas que assinaram memorando de entendimento para a geração de H2V.