MSC

Terminais de cargas da Transnordestina custarão R$ 469 mil

Empresa responsável pela elaboração dos projetos executivos dos terminais da Transnordestina será licitada

Projetada para ser um importante meio de transporte de cargas para a região Nordeste, a ferrovia Transnordestina terá dez terminais multimodais de carga no Ceará ao longo do seu percusso. Os projetos executivos para a construção estão estimados em R$ 469,3 mil com recurso do Governo do Estado.

O processo licitatório para a elaboração dos projetos de execução dos empreendimentos está marcada para o próximo dia 21 de fevereiro. Na ocasião, serão recebidos os documentos de habilitação, as propostas técnicas e comerciais das empresas que pretendem concorrer. A contratante é a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), órgão do Governo do Estado.

A empresa vencedora será contratada para executar os serviços de engenharia consultiva para a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia de geometria, terraplenagem e drenagem. Os serviços serão para execução das obras dos dez pátios intermodais de carga que serão implantados ao longo da ferrovia Transnordestina

A proponente deverá executar o serviço em seis meses para a entrega final dos projetos executivos, a contar do quinto dia útil a partir da data da ordem de serviço.

Comercialização
Os pátios, com extensão de dois mil metros e largura de 200 metros, funcionarão como “portos secos” onde as cargas provenientes de caminhões serão depositadas nos vagões dos três.

Com a ferrovia, a expectativa é de que o transporte de cargas dobre em algumas regiões do estado. Em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, por exemplo, a quantidade de cargas movimentadas deve crescer 2,25% com a passagem da ferrovia.

Segundo projeções da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), passará dos atuais 1,61 milhões TU/ano (toneladas úteis por ano) para 3,64 milhões em 2014.

O crescimento projetado para o transporte de cargas em Quixadá, outro ponto de parada da ferrovia no Ceará, é de é de 2,04%. A expectativa é passar dos atuais 425,5 mil TU/ano para 868,12 mil TU/ano até 2014.

Os locais onde serão localizados os pátios intermodais são os municípios de Missão Velha (km zero da Transnordestina), Lavras da Mangabeira (km 57,5), Iguatu (km 129), Acopiara (km 160), Piquet Carneiro (km 203), Senador Pompeu (km 240), Quixeramobim (km 288), Quixadá (km 308), Aracoiaba (km 411) e Caucaia (km 499). As informações foram extraídas do edital de licitação dos pátios.

Os tipos de cargas e a quantidade que serão transportadas através de cada um dos intermodais estão sendo definidos por um estudo da Adece e serão gerenciados pela empresa Transnordestina Logística.

ENTENDA A NOTÍCIA

Os terminais intermodais serão responsáveis por interligar entre os vários meios de transporte. As rodovias servirão para depositar as cargas na ferrovia e seguirão até os portos de Suape e Pecém.

NÚMEROS

5,4 BILHÕES DE REAIS


É o valor inicialmente projetado para todas as obras da Transnordestina

1,8 BILHÃO DE REAIS

É o montante previsto para ser aplicado apenas no estado do Ceará

526 KM

É a extensão média dos trechos da ferrovia que passarão pelo Ceará

Fonte:  O POVO Online

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    abtp
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira