A Vale vai expandir o Terminal da Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba, na Costa Verde, região sul do Estado do Rio. O terminal tem capacidade de movimentar 42 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e com investimentos nos sistemas de estocagem e de embarque o volume irá para 54 milhões de toneladas, em 2015. O acréscimo será de 12 milhões de toneladas, aumento de quase 30%.
Hoje o TIG pode receber o minério de ferro e empilhá-lo ou embarcá-lo nos navios. Com as obras, o terminal poderá fazer as duas funções simultâneas. Eduardo Bartolomeo, diretor-executivo de operações integradas da Vale, disse que estão previstos investimentos em máquinas no pátio do TIG. A Vale não informou quanto será investido no projeto.
Segundo a empresa, o TIG é o único terminal da Vale localizado em uma ilha, com o minério sendo transportado por ponte ferroviária de 1,7 quilômetro de extensão. O terminal começou as operações em 1973 e hoje é uma das principais áreas privativas para a movimentação de minério de ferro das minas do sul de Minas Gerais.
Na região do sul fluminense, a Vale tem outro terminal marítimo de minério, em Itaguaí, operado pela Companhia Portuária Baía de Sepetiba, com 23 milhões de toneladas anuais de capacidade.
Fonte: Valor Econômico/Francisco Góes | Do Rio
PUBLICIDADE