A VLI assinou, na última terça-feira (22) o Pacto pela Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). A cerimônia aconteceu durante a feira Intermodal, em São Paulo, e contou com a presença do CEO da VLI, Fábio Marchiori, da diretora-executiva de Gente, Serviços e Sustentabilidade, Rute Melo Araújo, da ministra interina do MPor, Mariana Pescatori, entre outras autoridades. O pacto, firmado pela empresa de soluções logísticas que atua em ferrovias, portos e terminais, tem como objetivo incentivar práticas sustentáveis, promover transparência e ampliar a inclusão social em portos, aeroportos e hidrovias, envolvendo tanto o setor público quanto a iniciativa privada.
A adesão está alinhada à agenda ESG da companhia, estruturada em compromissos públicos firmados desde 2021 e incorporada à cultura corporativa da empresa. As metas e indicadores relacionados à sustentabilidade são válidos para toda a liderança da VLI. Segundo Rute Melo Araújo, a assinatura do pacto representa a crença no poder das conexões para transformar a logística e contribuir para um Brasil mais sustentável.
PUBLICIDADE
Como parte da iniciativa, o MPor entregará ainda em 2025 um selo de reconhecimento público às empresas participantes, com diferentes níveis conforme o grau de engajamento. O selo ouro será concedido às que apresentarem pelo menos 10 ações nos três eixos ESG, definirem metas próprias nos eixos ambiental e social e aderirem ao Programa Brasileiro GHG Protocol. Empresas com boas práticas ambientais terão seus projetos priorizados na tramitação dentro do ministério, segundo Larissa Amorim, diretora do Programa de Sustentabilidade do MPor.