O presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Elson Braga, e o presidente da ZPE de Suape (Pernambuco), Ângelo Bellelis, estiveram ontem em São Gonçalo do Amarante, no Litoral Oeste, para visitar as instalações da ZPE Ceará, localizada no Centro Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). O motivo da visita foi conhecer o equipamento para que este sirva de referência para a ZPE de Suape, ainda em fase de implantação.
Aos poucos, a ZPE Ceará vai atraindo novos negócios. Depois da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e da Vale Pecém, a cearense Durametal foi a última empresa a ter protocolo de intenções aprovado FOTO: JL ROSA
"A ZPE construída no Pecém é um projeto emblemático, porque é a primeira desse porte construída no Brasil. Antes nós não tínhamos referência, era uma coisa nova. Agora, nesse momento em que o pessoal responsável pela ZPE de Suape está tomando várias decisões estratégicas, conhecer o equipamento do Ceará será muito importante para poder ter uma referência", afirmou Braga. "É claro que ele não será replicado, porque é um equipamento muito grande, e os outros que estão por vir são projetos menores, em áreas menores, mas mesmo assim, há coisas que podem ser assimiladas, como as instalações e os sistemas", disse.
No Pecém
A ZPE Ceará foi alfandegada em março deste ano e contou com a aprovação do presidente da Abrazpe. "Achei que fizeram instalações excelentes, muito bem equipadas. Ela está realmente pronta para funcionar", elogiou. Aos poucos, o empreendimento vai ganhando novos contornos e atraindo outros negócios. Depois da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e da Vale Pecém, a cearense Durametal - indústria de produção de tambores de freios para caminhões - foi a última empresa a ter protocolo de intenções aprovado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Industrial (Cedin) para se instalar na área e poder gozar dos benefícios fiscais, tributários e aduaneiros peculiares à área.
Com investimentos da ordem de R$ 141,12 milhões, a Durametal (terceira indústria a se instalar na ZPE Ceará) irá produzir peças automotivas e peças fundidas para geradores de energia eólica, e gerar 570 empregos diretos, em São Gonçalo do Amarante. Uma parte da empresa será construída na ZPE e outra fora da área alfandegada, para produção voltada ao mercado interno, ambas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp).
Elson Braga disse ainda que outras empresas já manifestaram interesse em se instalar na ZPE Ceará, como parte de um projeto de expansão do equipamento. No Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (Cede), presidido por Alexandre Pereira, foram aprovados 34 pleitos empresariais de isenções tributárias e de incentivos fiscais, novos e pendentes.
Fonte:Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE