O governo brasileiro informou que enviou, nesta terça-feira, dia 4, um navio da Marinha do Brasil para se juntar à Força Interina das Nações Unidas no Líbano, Unifil. A cessão da embarcação equipada com aeronave e até 300 tripulantes foi aprovada pelo Congresso nacional no último dia 28.
A decisão atendeu a um pedido do governo que foi baseado em argumentos elaborados pelos ministros da Defesa, Celso Amorim, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Segundo os ministros, o Brasil está demonstrando assim seu compromisso com a promoção da paz no Oriente Médio.
A missão da ONU no Líbano foi reforçada pelo Conselho de Segurança após o conflito de 2006 no país. O navio brasileiro deverá ajudar a monitorar o tráfego da costa libanesa para impedir violações do embargo de armas ao Líbano.
Segundo o Departamento de Operações de Paz, a Unifil tem cerca de 12 mil boinas-azuis no país árabe. A participação do Brasil na reconfiguração da missão foi iniciada este ano com a chegada do contra-almirante brasileiro, Luiz Henrique Caroli. Ele comanda a força-tarefa marítima que conta atualmente com 800 militares.
Segundo uma nota do Itamaraty, o navio brasileiro se juntará a embarcações de outros países incluindo Alemanha e Turquia.
Fonte: Jornal do Brasil/Leda Letra
PUBLICIDADE