A terça-feira (4) foi de vento forte e mar agitado em Rio Grande. Por volta das 11h, na 4ª Secção da Barra, o vento soprava com velocidade média de 74 quilômetros por hora e chegou a 98 quilômetros por hora na rajada. Devido a essas condições de vento e ao mar com ondas de dois a três metros de altura, a Barra de Rio Grande foi fechada para a movimentação de navios às 11h e assim permanecia até as 19h.
Até o início da noite de ontem, três navios, atracados em terminais portuários, aguardavam para deixar o porto e outro, fundeado fora da Barra, esperava para entrar. O forte vento também causou estragos na rede elétrica, principalmente na zona urbana. Conforme o Centro Regional Litoral Sul da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), houve queda de cinco postes, diversos rompimentos de condutores e algumas interferências de vegetais na rede. A maioria dos danos ocorreu na zona urbana, mas também foram registrados problemas nas proximidades das ilhas da Torotama e dos Marinheiros.
Em função destes estragos, inicialmente cerca de 500 clientes ficaram sem energia elétrica. Após as 15h, esse número baixou para 300, e, no final da tarde, para 100. A CEEE mobilizou 10 equipes para solucionar os problemas e esperava conseguir restabelecer o fornecimento de energia elétrica a todos os clientes atingidos até as 21h.
Segundo a CEEE, o trabalho de poda de árvores que vem sendo feito pela Companhia está dando resultado positivo. Do contrário, o forte vento teria produzido muito mais problemas.
Fonte: Jornal Agora (RS) / Carmem Ziebell
PUBLICIDADE