O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou, nesta segunda-feira (23), da inauguração de um conjunto de oito obras no porto organizado do Espírito Santo, com o objetivo de aumentar a competitividade do mercado capixaba e fomentar novos negócios, especialmente no setor de granéis agrícolas. Os investimentos, que totalizam R$ 180 milhões, foram aportados pela Vports, concessionária responsável pela gestão dos complexos portuários do estado.
Durante o evento, o ministro destacou que a localização estratégica e o potencial do porto, aliado ao espírito empreendedor da população local, são fundamentais para o crescimento da infraestrutura portuária. Os portos do Espírito Santo apresentaram um crescimento de mais de 15% no primeiro semestre deste ano.
PUBLICIDADE
As melhorias incluem a reforma dos berços de atracação e dos armazéns graneleiros do Terminal de Cereais de Capuaba, além da implementação de um novo sistema de combate a incêndios e a recuperação da estrutura ferroviária do porto, que visa aumentar a movimentação de cargas via férrea.
Um dos principais anúncios do evento foi a assinatura de um termo para a realização de dragagem nos Portos de Vitória e Barra do Riacho, com um investimento de R$ 26 milhões. Essa ação garantirá a profundidade adequada do canal para o recebimento de navios maiores, com volumes de dragagem previstos de 280 mil e 350 mil metros cúbicos, respectivamente.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também esteve presente e enfatizou a importância de uma infraestrutura eficiente para o comércio internacional, que será crucial para o futuro econômico do estado. As obras estão programadas para ocorrer entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025.