O Porto Itapoá iniciou em 2024 as operações com um novo portêiner, um dos maiores em operação no Brasil, capaz de trabalhar com as maiores embarcações do mundo. Desde a sua implementação, foi registrado um aumento de 15% na produtividade das operações de navios. O equipamento faz parte do sétimo "terno" do porto, que começou a operar em agosto.
Segundo Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Terminal, a média de movimentos por hora (MPH) em agosto foi de 94 nas operações dedicadas aos navios. Em alguns momentos, esse número chegou a 197 MPH. O portêiner tem 70 metros de lança e capacidade para alcançar navios de até 65 metros de largura.
PUBLICIDADE
Além disso, o Porto Itapoá adquiriu dez guindastes RTGs operados por controle remoto, com um investimento de mais de 25 milhões de dólares. A operação do terminal também foi expandida com a compra de 20 caminhões elétricos para a movimentação interna de contêineres, no valor de R$ 20 milhões, o que resultou na maior frota de Terminal Tractors (TTs) elétricos entre os terminais portuários do Brasil.