Receba notícias em seu email

MSC

Novo portêiner aumenta produtividade em 15% no Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou em 2024 as operações com um novo portêiner, um dos maiores em operação no Brasil, capaz de trabalhar com as maiores embarcações do mundo. Desde a sua implementação, foi registrado um aumento de 15% na produtividade das operações de navios. O equipamento faz parte do sétimo "terno" do porto, que começou a operar em agosto.

Segundo Sergni Pessoa Rosa Jr., diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Terminal, a média de movimentos por hora (MPH) em agosto foi de 94 nas operações dedicadas aos navios. Em alguns momentos, esse número chegou a 197 MPH. O portêiner tem 70 metros de lança e capacidade para alcançar navios de até 65 metros de largura.


PUBLICIDADE



Além disso, o Porto Itapoá adquiriu dez guindastes RTGs operados por controle remoto, com um investimento de mais de 25 milhões de dólares. A operação do terminal também foi expandida com a compra de 20 caminhões elétricos para a movimentação interna de contêineres, no valor de R$ 20 milhões, o que resultou na maior frota de Terminal Tractors (TTs) elétricos entre os terminais portuários do Brasil.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira