Receba notícias em seu email

MSC

Projeto de Tecon no Porto Central prevê 2,5 milhões de TEUs em fase inicial

Previsto para iniciar operações em 2030, o novo terminal de contêineres do Porto Central contará, em sua fase inicial, com 1.370 metros de cais e capacidade para movimentar 2,5 milhões de TEUs. A expectativa dos empreendedores é que, com a expansão das fases seguintes, essa capacidade chegará a 6 milhões de TEU’s. O complexo portuário será interligado a uma futura malha ferroviária, promovendo a integração logística entre Espírito Santo e Minas Gerais e facilitando o acesso a grandes centros como Belo Horizonte (MG).

Projetado para receber embarcações de grande porte, o terminal permitirá ganhos expressivos em economias de escala, além de maximizar a entrada de cargas da Ásia e Europa, com possibilidade de transbordo para Argentina e Uruguai, otimizando as rotas e solucionando gargalos logísticos. A administração do complexo destacou que a gestão da Praxys inclui marketing e negociações contratuais, aproveitando a experiência de Jesper Kjaedegaard, ex-executivo da Maersk Line com mais de quatro décadas no setor.


PUBLICIDADE



Segundo Kjaedegaard, o terminal redefinirá os serviços de contêineres na costa leste da América do Sul, aumentando a competitividade do país e beneficiando operadoras, exportadores, importadores e a economia local. Localizado no litoral sul do Espírito Santo, o Porto Central terá mais de 20 milhões de metros quadrados e capacidade para receber navios com calado de até 25 metros, movimentando uma ampla gama de cargas. A primeira fase em construção, dedicada ao transbordo de petróleo, tem conclusão prevista para 2027.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira