No início de 2011, o Terminal Marítimo de Passageiros de Natal deverá começar a sair do papel, de acordo com previsões da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). Com um investimento de R$ 46 milhões e construído em parte da área do Porto, o equipamento contará com um mirante para o rio Potengi, restaurante e espaço para exposições artísticas e apresentações culturais.
Inserido no Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) do Governo Federal, dentro do chamado PAC da Copa, o projeto do equipamento está sendo finalizado pela Codern e deverá ser apresentado até o próximo mês à Secretaria de Portos (SEP), da Presidência da República. Já em relação à data referente ao lançamento do edital de licitação e de entrega do terminal, o órgão não divulgou estimativas. “Posso garantir que estamos cumprindo todos os prazos necessários, para garantir que a obra correrá da melhor forma”, afirma o presidente Codern, Emerson Fernandes.
O objetivo é melhorar o atendimento aos visitantes que chegam ao Rio Grande do Norte por via marítima, principalmente durante a temporada anual de cruzeiros, que ocorre de outubro a fevereiro. Além disso, o projeto visa atender aos navios que aportarão na capital do estado por causa dos jogos do Mundial de Futebol de 2014.
De acordo com Fernandes, após concluído, a obra irá oferecer serviços semelhantes aos dos mais modernos aeroportos brasileiros e portos internacionais, como em Miami, nos Estados Unidos, e em lugares do Caribe. “Com isso, vamos fazer valer a tradição e vocação turística do Rio Grande do Norte, recebendo muito bem os visitantes que entram na nossa capital pelo porto”, ressalta.
Fonte: Tribuna do Norte (RN) Natal
PUBLICIDADE